Thursday, May 23, 2013

Dia Mundial das Tartarugas 2013



© fugm10 (flickr)

E hoje é Dia Mundial da Tartaruga Marinha, um evento promovido anualmente pelAmerican Tortoise Rescue no dia 23 Maio desde o ano 2000

Tem como objectivo chamar à atenção para esta espécie marinha e aumentar o conhecimento e o respeito por tartarugas cágados e difundir o conceito de os ajudar a sobreviver e a se desenvolver.

O Dia Mundial da Tartaruga é comemorado em todo o mundo de muitas e variadas formas, desde vestir-se como tartaruga para salvar outras tartarugas capturadas nas auto-estradas, ou para a investigação de actividades que façam mal ao seu habitat.

Lembram a nossa publicação sobre Tartarugas Marinhas, Espécies Protegidas em que alertávamos para a educação ambiental na Indonésia? Ou Tartaruga faz parar o trânsito nos Estados Unidos  onde uma tartaruga causou sérios embaraços aos automobilistas que passavam na Walker Road em Great FallsVirginia, e que levou a que os automobilistas parassem e saissem dos carros para ajudar a tartaruga a atravessar a estrada.

Verdadeiros exemplos de cidadania e educação ambiental a seguir!



© Mike Roberts
http://www.greenpeace.org/
Greenpeace (Austrália) dedica a este evento uma página muito interessante e que poderá apoiar o nosso estudo sobre a tartaruga marinha.

Também a página do Dia Mundial da Tartaruga no Facebook nos dará as últimas informações sobre este evento. Veja aqui um vídeo





World Turtle Day

And today, American Tortoise Rescue (ATR) is sponsoring its 13th annual World Turtle Day 2013 on May 23rd.  The day was created as an annual observance to help people celebrate and protect turtles and tortoisesand their disappearing habitats around the world.

We have published in 2009 about Turtles and endangered species and Driver tries to guide a stranded turtle to safety on Walker Road in Great Falls, Virginia, September 27, 2010.

Keep endangered species safe! Happy Shellbrate!

Geração 'green'

23.05.2013

Creative Commons License


Wednesday, May 22, 2013

Dia Internacional da Biodiversidade





Hoje, dia 22 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade proclamado pelas Nações Unidas com o objectivo de aumentar o grau de consciencialização e conhecimentos acerca da biodiversidade.
O Dia Internacional da Biodiversidade celebra-se anualmente a 22 de Maio, desde o ano 2000. A efeméride foi instituída pelas Nações Unidas para celebrar a Biodiversidade do planeta Terra e para incentivar à sua conservação.
No entanto, foi assinalada pela primeira vez em 1993, no dia 29 de Dezembro. Dada a proximidade das festas de natal e de fim de ano, a data da celebração foi alterada, sete anos mais tarde, para 22 de Maio, dia do aniversário da aprovação do texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que teve lugar em 1992.
Uma vez que 2013 foi designado o Ano da Cooperação Internacional para a Água, o Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica decidiu focar as celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade na estreita relação entre a Água e Biodiversidade.
Este ano, o tema é "Água e Biodiversidade", no âmbito da Década das Nações Unidas sobre Biodiversidade e coincidindo, também, com o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Neste dia, enfatiza-se que os ecossistemas e, em particular, a diversidade de formas vivas que os constituem, regulam a disponibilidade de água e a sua qualidade, de tal modo que a degradação dos sistemas naturais conduz à insegurança em relação aos recurso aquáticos.




Os ecossistemas, particularmente as florestas e as zonas húmidas, asseguram a disponibilidade de água limpa às comunidades humanas. As zonas húmidas podem minimizar os riscos de cheias

A vegetação pode ajudar a reduzir a erosão dos solos e a poluição da água, podendo aumentar a água disponível para as culturas. As áreas protegidas podem providenciar água às cidades. 

Estes são apenas alguns exemplos de como a gestão sustentável dos ecossistemas pode ajudar a prevenir e resolver problemas relacionados com a água.
Assim, a correcta gestão de ecossistemas como as florestas, pradarias, zonas húmidas e solos, que constituem infraestruturas naturais através dos quais a água flui, é essencial.
This year the International Day for Biological Diversity celebrates "Water and Biodiversity". In view of the importance of water to sustainable development, and pressing problems with water availability and quality, the theme focuses on the solutions provided by biodiversity to meet water-related challenges. It was chosen to coincide with the International Year of Water Cooperation 2013. Read more here

Geração 'green' 

22.05.2012

Creative Commons License

Referências:
ICNF
http://www.icnf.pt/portal

UNESCO
http://www.unesco.org/new/en/

Monday, May 20, 2013

Movimento Tara Recuperável





O movimento Tara Recuperável, criado há cerca de um ano por Daniel Gomes, quer trazer para Portugal um conceito que já é aplicado em mais de 10 países europeus. Latas e garrafas de bebidas (de vidro, plástico e metal) têm uma "tara recuperável" que permite aos consumidores devolver estes recipientes em troca de dinheiro.

O TaraRecuperavel.org é um movimento cívico de preservação ambiental que defende que todas as latas e garrafas de bebidas possam ser trocadas por dinheiro, à semelhança do que acontece há anos em 12 países europeus como por exemplo a Alemanha e Holanda



Esta mudança permitirá reduzir impacto ambiental, melhorar processos de reciclagem e baixar os preços dos produtos para os consumidores.


A ideia do grupo surgiu depois de uma viagem à Alemanha, em 2011, onde conheceu os efeitos desta política de protecção ambiental. 

"Verifiquei que a maioria das embalagens de bebidas tinha tara recuperável. O resultado é que as ruas estão limpas, sem no entanto serem visíveis equipas de limpeza".

Daniel Gomes
Se for atribuído um valor monetário às embalagens "estas deixam de ser consideradas lixo e passam a ter valor comercial, potenciando uma poupança" do ambiente, e também uma poupança do lado dos consumidores, dos produtores e das autarquias que poupam na recolha de lixo. 

Na Noruega, na Suécia e em outros países do norte da Europa, onde este sistema começou a ser implementado nos anos 80, o retorno de latas e garrafas já ultrapassa os 90 por cento. Em 2005, na Noruega, foram devolvidas 194 milhões de latas e 49 milhões de garrafas, o equivalente ao retorno de 37.189.320 euros em depósitos.

Zero Waste

De acordo com o site Zero Waste Europe, que também quer promover as soluções de tara recuperável no espaço europeu, as garrafas de vidro podem ser lavadas e enchidas cerca de 50 vezes e as de plástico cerca de 15 vezes. 

Em Portugal, à excepção de algumas garrafas de cervejas, o custo das embalagens está integralmente incluído no preço final do produto "obrigando os consumidores a perderem o dinheiro que pagaram pelas garrafas".


Isto faz com que a maior parte das embalagens de bebidas vá directamente para o lixo ou para a reciclagem, onde em vez de serem reutilizadas são recicladas, o que traz mais custos.
O membro do movimento Tara Recuperável acredita que, com a aplicação desta política ambiental, "as acções de limpeza levadas a cabo pelos cidadãos deixariam de ser exclusivamente baseadas num regime pouco eficaz de voluntariado e ganhariam um novo fôlego como uma actividade económica autossustentável".




Como colaborar?

O sucesso do movimento Tara Recuperável depende da nossa acção cívica e voluntária. Reservando apenas uns minutos por dia do nosso tempo, poderemos colaborar como mais nos agradar.

Basta visitar a página Tara Recuperável aqui e escolher a actividade ou acto que melhor de adapte ao teu perfil.

Visita também a página do Facebook.

Vale a pena, não achas?

Throwing bottles and other beverage packaging in the bin? What a waste of resources and money! In a Zero Waste society all beverage container would be refilled many times before it would be recycled into a new container. Read more here

Vamos lá colaborar! Vale a pena, não?

Geração 'green'

20.05.2013

Creative Commons License

Referências:
Boas Notícias | Sapo.pt

Saturday, May 11, 2013

Há vida no Parque: Morcegos





Parque Serralves

O Parque de Serralves tem um programa educativo bastante activo que põe à disposição das escolas e famílias variadas actividades ligadas à biodiversidade.

Dezoito hectares de uma enorme diversidade de espaço fazem de Serralves um enorme habitat.



Mas este fim-de-semana, é especial. Dois dias dedicados aos Morcegos

Quando se fala em morcegos muitos serão os que os associam a imagens do mal e do desconhecido. Porém, se espreitarmos para o seu mundo, descobrimos uma realidade bastante diferente. 



Os morcegos são essenciais para a preservação do equilíbrio dos ecossistemas. Grandes amigos dos agricultores e de vários sectores da economia, vão-nos fornecendo uma grande ajuda no tratamento de várias doenças e no desenvolvimento de novos medicamentos. 

Através da conversa e do percurso nocturno, vamos perceber porque os morcegos são nossos amigos!




Há Vida em Serralves é uma série documental de 6 episódios sobre a biodiversidade que existe no Parque. 

Estes documentários estão a ser exibidos aos sábados, às 15:30 horas, na televisão portuguesa (RTP Informação) e pretendem dar a conhecer o património natural do Parque nomeadamente a sua riqueza em biodiversidade.

"Morcegos, aves, anfíbios, répteis, e borboletas, são alguns dos animais que visitamos a cada episódio de uma série documental que nos mostra, que há mais vida na cidade, além de nós. Para além destes, será também abordado o tema da Energia e um sexto documentário que apresenta a Fundação de Serralves revisitando também os temas abordados nos cinco anteriores."

Eis então a programação prevista para 11-12 Maio 2013.

Sábado (Adultos)

Na Biblioteca de Serralves, terá lugar uma Conversa, das 17:00 às 19:30 horas, seguida de Percursos no Parque em dois turnos:

20:30-21:30 horas e 22:00-23:00 horas

Estes percursos estão abertos também  a crianças a partir dos 8 anos (desde que devidamente acompanhadas por adultos).

Acesso: A participação égratuita, apenas exige o levantamento de senha na recepção do Museu a partir das 20:00 horas.

Lotação: 12 pessoas/percurso 

Nota: os Percursos não se realizarão caso se verifiquem condições climatéricas adversas - chuva, vento forte ou temperaturas baixas.

Domingo (Famílias)

Oficinas na "Clareira das Bétulas", Parque, das 10:00 às 13:00 horas.

Conversa e Percurso: Acompanhamento de Hugo Rebelo e Francisco Amorim, investigadores do CIBIO

Oficinas: Mundo Científico, Lda.

Excelente programa para todos os que gostam da Natureza.



Serralves Park | Schools

Serralves Park is an oasis for families and schools! Walk along the paths - from the Park to the Farm, 

This weekend there will be a special activity for adults, children and families: Bats Read more here

"Bats are essential for preservation of the ecosystem. They are actually great friends of farmers and various sectors of the economy, since they provide us with tremendous assistance in the treatment of various diseases and the development of new medicines."

2011-2012 was the Year of the Bat. Bats are the only flying mammals. You can read all about the bats here



Bats

"Education regarding the essential roles of bats in maintaining healthy ecosystems and human economies has never been more important. Bats are found nearly everywhere and approximately 1,200 species account for almost a quarter of all mammals. Nevertheless, in recent decades their populations have declined alarmingly. Many are now endangered, though they provide invaluable services that we cannot afford to lose." (...)

Dr. Merlin Tuttle, Honorary Ambassador 
International Year of the Bat


Geração 'green'

11.05.2013

Creative Commons License