Monday, May 20, 2013

Movimento Tara Recuperável





O movimento Tara Recuperável, criado há cerca de um ano por Daniel Gomes, quer trazer para Portugal um conceito que já é aplicado em mais de 10 países europeus. Latas e garrafas de bebidas (de vidro, plástico e metal) têm uma "tara recuperável" que permite aos consumidores devolver estes recipientes em troca de dinheiro.

O TaraRecuperavel.org é um movimento cívico de preservação ambiental que defende que todas as latas e garrafas de bebidas possam ser trocadas por dinheiro, à semelhança do que acontece há anos em 12 países europeus como por exemplo a Alemanha e Holanda



Esta mudança permitirá reduzir impacto ambiental, melhorar processos de reciclagem e baixar os preços dos produtos para os consumidores.


A ideia do grupo surgiu depois de uma viagem à Alemanha, em 2011, onde conheceu os efeitos desta política de protecção ambiental. 

"Verifiquei que a maioria das embalagens de bebidas tinha tara recuperável. O resultado é que as ruas estão limpas, sem no entanto serem visíveis equipas de limpeza".

Daniel Gomes
Se for atribuído um valor monetário às embalagens "estas deixam de ser consideradas lixo e passam a ter valor comercial, potenciando uma poupança" do ambiente, e também uma poupança do lado dos consumidores, dos produtores e das autarquias que poupam na recolha de lixo. 

Na Noruega, na Suécia e em outros países do norte da Europa, onde este sistema começou a ser implementado nos anos 80, o retorno de latas e garrafas já ultrapassa os 90 por cento. Em 2005, na Noruega, foram devolvidas 194 milhões de latas e 49 milhões de garrafas, o equivalente ao retorno de 37.189.320 euros em depósitos.

Zero Waste

De acordo com o site Zero Waste Europe, que também quer promover as soluções de tara recuperável no espaço europeu, as garrafas de vidro podem ser lavadas e enchidas cerca de 50 vezes e as de plástico cerca de 15 vezes. 

Em Portugal, à excepção de algumas garrafas de cervejas, o custo das embalagens está integralmente incluído no preço final do produto "obrigando os consumidores a perderem o dinheiro que pagaram pelas garrafas".


Isto faz com que a maior parte das embalagens de bebidas vá directamente para o lixo ou para a reciclagem, onde em vez de serem reutilizadas são recicladas, o que traz mais custos.
O membro do movimento Tara Recuperável acredita que, com a aplicação desta política ambiental, "as acções de limpeza levadas a cabo pelos cidadãos deixariam de ser exclusivamente baseadas num regime pouco eficaz de voluntariado e ganhariam um novo fôlego como uma actividade económica autossustentável".




Como colaborar?

O sucesso do movimento Tara Recuperável depende da nossa acção cívica e voluntária. Reservando apenas uns minutos por dia do nosso tempo, poderemos colaborar como mais nos agradar.

Basta visitar a página Tara Recuperável aqui e escolher a actividade ou acto que melhor de adapte ao teu perfil.

Visita também a página do Facebook.

Vale a pena, não achas?

Throwing bottles and other beverage packaging in the bin? What a waste of resources and money! In a Zero Waste society all beverage container would be refilled many times before it would be recycled into a new container. Read more here

Vamos lá colaborar! Vale a pena, não?

Geração 'green'

20.05.2013

Creative Commons License

Referências:
Boas Notícias | Sapo.pt

No comments: