Wednesday, May 22, 2013

Dia Internacional da Biodiversidade





Hoje, dia 22 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade proclamado pelas Nações Unidas com o objectivo de aumentar o grau de consciencialização e conhecimentos acerca da biodiversidade.
O Dia Internacional da Biodiversidade celebra-se anualmente a 22 de Maio, desde o ano 2000. A efeméride foi instituída pelas Nações Unidas para celebrar a Biodiversidade do planeta Terra e para incentivar à sua conservação.
No entanto, foi assinalada pela primeira vez em 1993, no dia 29 de Dezembro. Dada a proximidade das festas de natal e de fim de ano, a data da celebração foi alterada, sete anos mais tarde, para 22 de Maio, dia do aniversário da aprovação do texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica, que teve lugar em 1992.
Uma vez que 2013 foi designado o Ano da Cooperação Internacional para a Água, o Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica decidiu focar as celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade na estreita relação entre a Água e Biodiversidade.
Este ano, o tema é "Água e Biodiversidade", no âmbito da Década das Nações Unidas sobre Biodiversidade e coincidindo, também, com o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Neste dia, enfatiza-se que os ecossistemas e, em particular, a diversidade de formas vivas que os constituem, regulam a disponibilidade de água e a sua qualidade, de tal modo que a degradação dos sistemas naturais conduz à insegurança em relação aos recurso aquáticos.




Os ecossistemas, particularmente as florestas e as zonas húmidas, asseguram a disponibilidade de água limpa às comunidades humanas. As zonas húmidas podem minimizar os riscos de cheias

A vegetação pode ajudar a reduzir a erosão dos solos e a poluição da água, podendo aumentar a água disponível para as culturas. As áreas protegidas podem providenciar água às cidades. 

Estes são apenas alguns exemplos de como a gestão sustentável dos ecossistemas pode ajudar a prevenir e resolver problemas relacionados com a água.
Assim, a correcta gestão de ecossistemas como as florestas, pradarias, zonas húmidas e solos, que constituem infraestruturas naturais através dos quais a água flui, é essencial.
This year the International Day for Biological Diversity celebrates "Water and Biodiversity". In view of the importance of water to sustainable development, and pressing problems with water availability and quality, the theme focuses on the solutions provided by biodiversity to meet water-related challenges. It was chosen to coincide with the International Year of Water Cooperation 2013. Read more here

Geração 'green' 

22.05.2012

Creative Commons License

Referências:
ICNF
http://www.icnf.pt/portal

UNESCO
http://www.unesco.org/new/en/

No comments: