Sunday, December 22, 2013

Pausa Natal




photo: John Peters




Photo: 



Photo: 



photo: Rex feaures



photo: Richard Bowler/REX/Richard Bowler/REX


photo: Alexander Körner/Corbis



photo: PA



photo: 



photo: Michael Stankard

E de novo as férias de Natal. Tal como nos anos anterieores, Os Torrinhas Verdes fazem uma pausa, dedicando um post aos nossos amigos aniimais.

O frio, a neve, aí estão um pouco por todo o mundo! Também a Europa atravessa mais um rigoroso inverno. E até em Portugal, o frio aperta, embora o solinho ainda se faça sentir.

Nem sempre a beleza das imagens destes animais nos deve fazer esquecer as dificuldade que se abatem sobre algumas espécies com menos resistência às baixas temperaturas ou em vias de extinção.

Mas, para já, admiremos a beleza destes animais que tanto nos encantam quando com eles privamos de perto.

Entretanto, não deixe de visitar o nosso blogue polar.

It's Christmas holiday! So our blog will stop for some days. We will be back in two weeks.

Heavy snow that fells in Europe and other continents. The pictures are beautiful but we must think about the potential devastating effect on the local animals and ecological systems.

Well, don't forget to visit our Polar blog too!


Boas Festas para todos os nossos leitores seguidores e visitantes! Protejam, os animais! E cuidem o Ambiente!

Happy Festive season for all our readers, followers and visitors! Protect the animals! And take care of the Environment!

Geração 'Green'

22.12.2013

Creative Commons License

Nota: Algumas fotografias não têm autor identificado e foram retiradas das páginas de Google


Note: Some photos don't have photographer's name and are published on Google Images



Tuesday, December 10, 2013

Baleias-piloto morrem com a maré baixa




foto: AP | National Park Seervices

Onze baleias-piloto morreram esta quarta-feira, dia 5 Dezembro, numa praia a sudoeste do estado da Florida (Estados Unidos) perto do Parque Nacional de Everglades, segundo as autoridades
As equipas tentam salvar dezenas de outras que também ficaram confusas ao serem surpreendidas pela maré baixa. Estão a tentar conduzi-las para águas mais profundas, mas segundo notícias tristes, sem sucesso.
As baleias-piloto costumam nadar em grupos de 25-30. A baleia-piloto é encontrada no Oceano Atlântico e é com frequência que se desorientam nas marés baixas, segundo afirmam os especialistas.
Nestas condições, a taxa de sobrevivência é muito baixa.


Baleias-piloto mortas Florida
foto: Colly Perrine
As baleias foram avistadas primeiro na terça-feira à tarde em uma parte remota do parque, perto do Golfo do México, disse a porta-voz do parque, Linda Friar.
Elas eram tidas como baleias-piloto de nadadeira curta, normalmente encontradas em águas profundas de áreas tropicais e temperadas. Biólogos farão necropsias nas baleias mortas para tentar determinar por que encalharam, disse a NOAA.
"As baleias-piloto tendem a fazer isso", disse Friar.
"Esta área do parque é provavelmente o maior desafio para algo como isto. Quando a maré desce, há centenas de metros de cardumes muito superficiais", informa a NOAA.

Baleia-piloto morta exminada na praia em Enverglades National Park. 
foto: Joe Skipper/Reuters
No entanto, não está excluida a hipótese de doença pelo que a equipa veterinária tentará detectar se houve um factor de doença.
Baleias-piloto de barbatanas curtas normalmente viajam em grupos de 25 a 30 animais. Os adultos pesam de 1.000 a 3.000 quilos, com fêmeas medindo, em média, 3,7 metros, e os machos, 5,5 metros, segundo a NOAA.
As baleias foram avistadas primeiro na terça-feira à tarde, dia 03 Dezembro, numa parte remota do parque, perto do Golfo do México, disse a porta-voz do parque, Linda Friar.
As baleias-piloto de barbatana curta encontram-se normalmente em águas profundas de áreas tropicais e temperadas. Biólogos farão necropsias nas baleias mortas para tentar determinar por que encalharam, disse a NOAA.
"As baleias-piloto tendem a fazer isso", disse Friar.


Whale dead at Everglades 
photo: Reuters

Nearly a week after 51 pilot whales were found stranded in Everglades National Park, 22 have died and 29 remain unaccounted for, a NOAA Fisheries official said Monday.
A team that included two veterinarians and National Oceanic and Atmospheric Administration biologists were examining the 11 pilot whales that were found dead in the lower Florida Keys Sunday, just days after the mass stranding in a remote part of the western Everglades.


A team that included two veterinarians and National Oceanic and Atmospheric Administration biologists were examining the 11 pilot whales that were found dead in the lower Florida Keys Sunday, just days after the mass stranding in a remote part of the western Everglades.
Read more here
É com mágoa que assistimos a mais um desastre ambiental desta natureza, já que as baleias fazem parte das espécies em vias de extinção.

How sad to see all the whales die without being able to prevent their death despite all the efforts of the team. Whales are among the endangered species.
Geração 'green'
09.12.2013
Creative Commons License

Sunday, November 17, 2013

A Escola + Verde do Mundo



Escola Secundária Sing Yin (Hong Kong)


A escola secundária Sing Yin, em Hong Kong, foi considerada a "Escola Mais Verde da Terra" pelo conselho norte-americano para infra-estruturas verdes.
Esta classificação deve-se às várias fontes de energia renováveis, sistemas de poupança energética implementados e aos valores sustentáveis que transmite aos seus alunos.

Escola Secundária Sing Yin (Hong Kong)
A energia utilizada pela escola provém de diversas fontes de energia renovável, como painéis fotovoltaicos e turbinas de vento. 
O estabelecimento de ensino implementou ainda um sistema de poupança energética, ao substituir as lâmpadas convencionais por LEDs e sensores de movimento. 

Escola Secundária Sing Yin (Hong Kong)

No exterior, a escola plantou um jardim de bambus para a produção de oxigénio, cultiva uma quinta orgânica e um aquário de corais. 
Para os meses de verão, a escola possui um sistema de sombra que reduz a necessidade de utilização de ar condicionado.
O desenvolvimento sustentável é uma disciplina que faz parte do currículo académico dos alunos desta escola. 
Todos os anos, a Secundária Sing Ying recruta 100 alunos para desempenharem as funções de embaixadores e monitores ambientais. 
No último ano, a escola organizou uma campanha denominada "Escola Verde, Família Verde", de modo a encorajar as famílias da comunidade local a implementarem estratégias de eficiência energética para potenciarem a poupança de energia.

Sing Yin School | Hong Kong

Sing Yin Secondary School, in Hong Kong is the World's Greenest School. 

Essentially a solar light tube system, the "bulbs" are among various advanced energy-saving devices that led to the Kwun Tong school being named one of the 2013 Greenest Schools on Earth at the annual congress of the World Green Building Council last month. Read more here


Bravo, Escola Secundária Sing Yin! Muitas outras escolas deveriam seguir o exemplo aqui na Europa.

Há muito que a nossa professora incluia a educação ambiental nos currículos escolares. 

Foi assim que nos tornamos jovens 'ambientalistas' empenhados na defesa do nosso planeta Terra.

Congratulations Secondary School Sing Yin ! An example to follow in Europe! It would be great!

Our teacher implemented in school curricula Environmental education some years ago.

That's how we become young environmentalists in defense of our planet Earth

Geração 'green'

17.11.2013

Creative Commons License

Monday, November 11, 2013

Tufão Haiyan enluta Filipinas



Tufão Haiyan | Filipinas
foto: Dennis M. Sabangan EPA
Segundo as autoridades Filipinas, o tufão 'Haiyan' foi uma das piores tempestades de que há registo no país.
Devastou todo o centro do arquipélago durante a noite de sexta-feira, dia 8 Novembro 2013, e a maior parte do dia de sábado, 9 Novembro.


Tufão Haiyan | Filipinas
foto: Dennis M. Sabangan EPA
Leyte foi a ilha mais fortemente atingida. Só na capital provincial de Tlacoban há a registar 10 mil mortos1). Mas o governo filipino receia que este número seja maior, uma vez que só hoje, domingo teve início o levantamento dos danos, e o número preliminar de vítimas. Este número diz apenas respeito à principal cidade da região afectada. 
Falta chegar às localidades do interior, que se encontram isoladas devido às inundações que atingiram a região.

Tufão Haiyan | Filipinas
foto: Nelson Salting | AP
Segundo testemunhas no local, os fortes ventos e ondas que varreram as ilhas destruíram grande parte das habitações locais, sendo visíveis muitos cadáveres suspensos nas árvores e espalhados pelas ruas.
"No caminho para o aeroporto vimos muitos cadáveres nas ruas. Estas estavam cobertas com tudo - telhados, cartões, restos de paredes. Passámos por bem mais de cem corpos", 
Mila Ward (cidadã australiana)
Segundo o governo, toda a infra-estrutura da ilha de Leyte foi arrasada, mas as notícias são alarmantes em relação a uma enrome perda de vidas humanas por toda a ilha.
"Todos os sistemas, todos os vestígios de vida moderna - comunicações, energia e àgua - estão inoperacionais. Não há maneira de comunicar com as pessoas"
Mar Roxas (secretário do Interior)
O presidente filipinio Benigno Aquino III já chegou ao local para inspecionar o cenário de devastação.

Tufão Haiyan | Filipinas
foto: Bullit Marquez |AP
Também o secretário da Defesa dos EUA, Chuck Hagel, anunciou ter dado ordens ao Comando do Pacífico para que use os seus navios e aviões para dar apoio às missões de salvamento que vão ter lugar na zona, bem como ao transporte de auxílio humanitário e medicamentos às ilhas afectadas. 
O Papa Francisco bem como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, já apelaram à ajuda internacional às vítimas deste terrível desastre natural.

Tufão Haiyan | Filipinas
foto: Romeo Ranoco | Reuters
A UE "está pronta a contribuir com apoios de urgência e assistência, se este for necessário nesta hora de crise".


O ‘Haiyan' atingiu a parte Leste do arquipélago das Filipinas e varreu tudo à sua frente nas ilhas centrais. Segue agora para o Mar do Sul da China, com ventos de 235 quilómetros por hora. 


Vietname. país onde o tufão já chegou com ventos superiores a 140 Km/hora preparou-se, tomando todas as medidas de modo a minimizar vítimas e estragos. Cerca de  600,000 pessoas foram evacuadas das zonas de risco.



Path of typhoon Haiyan


Philippines Typhoon Haiyan slammed into six central islands Friday, decimating buildings and homes.
One of the most powerful typhoons ever recorded, Haiyan (Yolanda in the Philippines) has caused at least 10,000 fatalities2), according to local officials.
Haiyan was the second category 5 typhoon to strike the Philippines this year.
Read more on BBC News Asia
Typhoon Haiyan, which killed thousands in the Philippines, has made landfall in northern Vietnam, close to the China border, as a weaker Category One storm.
It still carried sustained winds of up to 140 km/h (85mph) as it arrived close to the Ha Long Bay tourist destination.
Some 600,000 people have been evacuated from at-risk regions in Vietnam. Vietnam, Laos and China are in its potential path.


Impossível descrever a nossa emoção ao pensarmos em tantos milhares de vítimas.

Geração 'green'

11.11.2013


1) O número de vítimas mortais foi actualizado nas últimas horas pelo presidente filipino. Benigno Aquino declarou à CNN que o número de mortos  deverá situar-se 2 000 et 2 500, contrariamente  aos 10 000 anunciados até hoje.

13.11.2013

ONU anuncia em 15 Novembro que o número de vítimas mortais é de 4 460

2) 
Philippine President Benigno Aquino revises down the estimated death toll from Typhoon Haiyan, saying about 2,500 may have died.

13.11.2013

UN annouced on 15th November  4 460 death people.

Actualizado | Updated

15.11.2013

Creative Commons License

Saturday, October 26, 2013

Livro : Luis Quinta fotografa a beleza de Portugal !





Natureza em Portugal
livro de fotografia: Luis Quinta
via Diarío Digital


O livro "Luis Qunta: 25 anos de fotografia - Natureza em Portugal - Almada, entre o mar e o rio" foi publicado ontem, dia 25 Outubro 2013.

Luís Quinta já não é novidade no Blog Geração Verde. Lembram Abetarda, ave do ano 2013? A maioria das fotos publicadas no post pertencia a Luís Quinta.





Abetarda 
créditos: Luís Quinta

Luis Quinta, um dos mais prestigiados fotógrafos de natureza em Portugal, galardoado com vários  prémios nacionais e internacionais, publicou agora este livro de 25 anos de fotografias,

Reunindo uma colecção de mais de 200 imagens, que retratam a belíssima biodiversidade e geodiversidade de Portugal e de Almada (onde nasceu). Aelas, junta histórias que se escondem por trás de cada uma das fotografias.

O livro foi apresentado dia 25 Outubro 2013 no Museu da Cidade de Almada, pelas 18:00.




Cartaz Exposição Luís Quinta
via Naturalink/ Green Savers


Mas, antes do livro ter sido publicado, uma grande exposição com algumas das melhores fotos de Luis Quinta, esteve patente de 06 Junho a 26 Outubro, em Almada, no Museu da Cidade, e no Parque da Paz, desde o dia 06 Outubro.

Exposição dividida em dois núcleos: 
  • Natureza portuguesa (com imagens de todo o território nacional)  
  • Almada entre o Mar e o Rio
.

Luís Quinta | Fotógrafo


Luis Quinta anda há 25 anos a fotografar a natureza, em Portugal.  Debaixo de água como no cume das montanhas, em busca dos melhores recantos de Portugal.

O livro e a exposição integram um amplo trabalho de estudo, caracterização e divulgação dos valores naturais que o território de Almada apresenta.

Algumas das sua melhores fotos puderam ser admiradas numa exposição que decorrer em Almada.

 



Madeira | Portugal
créditos foto: Luis Quinta


Numa entrevista em Junho último, o fotógrafo referiu a necessidade de fotograr com estas palavras:

"Apesar de termos um património natural muito valioso, ainda há muito por revelar, por documentar de forma apelativa e cativante, para que as pessoas conheçam melhor o que existe no seu país. 



Flamingos | Algarve
Luis Quinta

As crianças, hoje, sabem mais sobre animais de África do que da fauna dos Açores. Sabem que o tigre ou o urso ou o panda correm risco de extinção, mas não sabem que temos cerca de 40 focas-monge, no arquipélago da Madeira. 

A minha missão é revelar o mundo exuberante e relevante que temos entre nós. E, para fotografar os grandes e pequenos animais, tanto o descubro numa cumeada do Gerês, como nos campos de Almada."




Luis Quinta, photographer


Luis Quinta is a Portuguese photographer of Nature. He is one of the best in the world, a renewed photographer from National Geographic among others.
He has been awarded with several national and international prizes about Nature photos from Portugal.

Do you remember our post about Bustards, the bird of the year 2013. Well, now he realesed his book: "25 years of nature photography of Portugal. 

Here a video with some photos by Luis Quinta.







As we are writing about books and the beauty nature in Portugal, please visit our post Árvores do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Sabe sempre bem divulgar os nossos melhores autores, seja em que área for. Um fotógrafo que divulga a beleza do nosso país. merece o nosso destaque.

Mas já que falamos de livros de livros que expõem as belezas de Portugal, leia de novo o nosso post sobre Árvores do Parque Nacional da Peneda-Gerês.


Parabéns Luís Quinta! Congratulations Luis Quinta!

Geração 'green' 

26.10.2013

Creative Commons License