Friday, May 13, 2016

Lince Ibérico em Portugal : Crias nascidas em liberdade





Lagunilla com uma das crias
créditos: ICNF

Os linces ibéricos libertados em Portugal em 2014, e depois em 2015, já começam a reproduzir-se.

Nasceram pelo menos mais duas crias de lince ibérico no Parque Natural do Vale do Guadiana. Admite-se até a existência de uma terceira. 
É a segunda ninhada confirmada no espaço de uma semana, depois de os técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) terem informado no dia 5 Maio 2016 do nascimento da primeira cria desta espécie desde que começou o processo de reintrodução em 2014.



Primeiras crias nascidas em liberdade
créditos: ICNF
A primeira cria deveria ter nessa altura cerca de 45 dias, conforme previram os técnicos, e foi vista na companhia da progenitora, Jacarandá, a primeira fêmea a ser solta em Portugal no dia 16 de Dezembro de 2014.



Cria de Lagunilla 
créditos: ICNF
A cria agora nascida, é filha de Lagunilla, uma fêmea de lince ibérico libertada com dois anos a 11 Maio 2015, na zona entre Castro Verde e Mértola há precisamente um ano, depois de ter nascido em cativeiro, no Centro de Reprodução de Zarza da Granadilla, em Espanha. As crias terão nascido entre 2 e 8 de Março 2016.
Os técnicos do ICNF conseguiram observar, pela primeira vez, e fotografar no dia 12 Maio 2016, duas crias de Lagunilla, admitindo-se que exista ainda uma terceira cria.
"O território de Lagunilla possui uma densidade de coelho bravo muito alta, condição importante para a estabilização das fêmeas de lince", esclarece o ICNF, referindo que na na zona existem também "inúmeras oliveiras centenárias que podem ser usadas como tocas e onde as crias permanecem durante o período de amamentação".



Lince Ibérico em Portugal
créditos: Luis Forra/ Lusa

Na semana passada confirmou-se que Jacarandá, a primeira fêmea a ser libertada em Portugal, tinha tido uma cria, agora com cerca de 45 dias de vida. Foi a primeira boa notícia para a espécie este ano. 
“Estas duas ocorrências constituem um dos mais relevantes marcos na já longa história da conservação do lince ibérico em Portugal”, 
ICNF, comunicado
Na semana passada o ICNF anunciou que a fêmea Jacarandá, nascida em 2012 no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves, e libertada, em Fevereiro de 2015, na natureza, no Parque Natural do Vale do Guadiana, juntamente com o macho Katmandú, tinha tido uma ninhada, já este ano.




Lince Ibérico em Portugal
fêmea Kayakweru
Em Março, e apenas dois meses depois de ter sido colocada em liberdade, a fêmea Myrtilis foi encontrada morta. O mesmo já tinha acontecido com Kayakweru, que morreu envenenada em março de 2015.
O lince-ibérico registou uma assinalável recuperação na última década, depois de Portugal e Espanha terem concertado esforços para a sua conservação, com o programa de reprodução em cativeiro nos dois países, recuperação dos habitats e das populações de coelho, a base da dieta do felino ibérico, e a reintrodução de indivíduos na natureza nos dois países, Portugal e Espanha.
Entre 2001 e 2015, a população de lince ibérico na Andaluzia - onde se concentra a grande maioria dos indivíduos a viver em liberdade - passou de menos de 100 exemplares para 361. 
Em toda a Península Ibérica há agora 403 exemplares na natureza.
A organização ecologista WWF ficou impressionada com o resultado do censo do lince ibérico, divulgado na segunda-feira pelo Governo da Andaluzia, com um resultado de 403 linces, o maior número dos últimos 15 anos.



Lagunilla's cub 
credits: ICNF

Two Iberian-lynx (Lynx pardinus) cubs two months old were discovered yesterday living in nature, in Guadiana Valley Natural Park, in the South of Portugal. 

1st cubs born wildwire in Portugal 
credits: ICNF
http://www.icnf.pt/
This comes a week after the announcement of the first cub of this endangered species in the wild in this country for almost 40 years.
“The cubs were born between 2 and 8 March 2016”, says the Portuguese nature authority, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (Nature and Forest’s Conservation Institute). On 12 May, the ICNF’s team spotted and photographed two cubs two months old”, next to the lynx female Lagunilla.
The conservationists admit a third cub but it has yet to be confirmed.
The team in the field was already suspicious about Lagunilla’s pregnancy, after seeing the images of the constant monitoring of the lynx by photo tramping. That female was also spotted several times next to the male Luso.  Read more here
We are happy to know the Iberian lynx lives wildwire in Portugal.
Geração 'green'
13.05.2016
Creative Commons License

No comments: