Actualmente, mais de 850 linces percorrem a Península Ibérica, um grande sucesso se pensarmos que nos anos 90 não chegavam aos cem.
“Esta acção simbólica visa chamar a atenção para a importância da conservação do felino mais ameaçado do planeta. Graças ao trabalho desenvolvido pela ANP|WWF e pela WWF Espanha, o último censo apresenta 855 exemplares de lince na Península Ibérica. Um verdadeiro sucesso de conservação que pode motivar, se mantidos os esforços e resultados, que o lince seja classificado pela IUCN como “Vulnerável”.”
Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF
Esta nova classificação é esperada em 2040, altura em que se poderá afirmar que o lince-Ibérico está fora de perigo, desde que a evolução continue a ser tão favorável como até agora.
“Estas maravilhas da nossa fauna ainda não têm nome, mas está para breve! Queres ajudar nesta escolha?"
As votações estiveram disponíveirs até até 22 de Novembro. Os três nomes que tenham mais votos serão os eleitos.”
Pois é, mas no site ainda não estão publicados os nomes das três crias. Sabemos que os nomes mais votados são Ria, Rimaya e Racha, pelo gráfico a que temos acesso aqui.
E a propósito do lince Ibérico, a National Geopraphic estreou em Setembro, “Europa: Natureza Selvagem”, no seu canal de televisão. O lince-ibérico esteve em destaque no dia 5 de Setembro 2020. Centra-se na Península Ibérica e no lince-Ibérico.
"Este episódio foi filmado tanto em Portugal como em Espanha, e acompanhava a jornada deste felino em risco de extinção e a reintrodução desta e de outras espécies sob supervisão, na natureza. Ao longo da Península Ibérica, as cadeias alimentares e os ecossistemas estão a ser restaurados, permitindo que espécies em perigo, como é o caso do lince-ibérico, possam regressar, em segurança, ao seu habitat natural",
National Geopgraphic
Uma série que acompanha espécies de animais selvagens em vários territórios do continente europeu.
Seja em pântanos, rios, florestas densas ou montanhas, a ideia é explorar a natureza menos conhecida e mais remota da Europa.
O episódio dedicado ao lince-Ibérico foi gravado entre Portugal e Espanha.
Num trabalho em conjunto, Portugal e Espanha criaram o Programa Ex-Situ de reprodução em cativeiro, cujo objectivo consiste em recuperar habitats e reproduzir animais.
National Geographic acompanhou o modo de vida do lince-Ibérico, habitat, e cadeia alimentar, além do método de reintrodução na natureza, depois de ter estado muito perto da extinção.
Em Portugal, o centro de Silves conta com quase 11 anos de actividade. Durante esse período já acolheu 122 animais, nascidos no mesmo, dos quais 89 sobreviveram e 73, destes, foram reintroduzidos na natureza.
A reintrodução, pelo solo lusitano, dá-se no Vale do Guadiana, em Mértola e Serpa.
No Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico de Silves, os seis casais residentes são: Fado e Biznaga, Hermes e Jabaluna, Drago e Fresa, Fresco e Juncia, Madagáscar e Juromenha e, Madagáscar e Era.
The Iberian lynx in the EU has enlarged. In Spain and Portugal there are five survival centers of Iberian lynx. One in Portugal and four in Spain.
No comments:
Post a Comment