Tuesday, November 15, 2016

Lince Ibérico : Moeda e Livro solidários





Lince Ibérico Portugal
créditos: Gonçalo Rosa

A moeda de 5€ Lince Ibérico das colecção Espécies Ameaçadas da autoria do escultor Luís Valadares, foi apresentada esta terça-feira, dia 15 Novembro, no Cineteatro Marques Duque, em Mértola, juntamente com o livro infanto-juvenil “Sou o Lince Ibérico”, de Maria João Freitas (texto), e ilustrações de Tiago e Nádia Albuquerque, uma edição INCM que faz parte do programa educacional do Museu Casa da Moeda. 
Já tinhamos publicado um post sobre o assunto Lince Ibérico: Vamos ter uma moeda de colecção com Lince Ibérico em Outubro 2016.
Moeda Lince Ibérico
Tanto a moeda como o livro têm uma vertente solidária. Parte da receita contribuirá para o Fundo Ambiental do Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, gerido actualmente pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A nova série de moedas de colecção intitulada Espécies Ameaçadas, tem com objectivo promover o conhecimento e a conservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais. 
O livro Sou o Lince Ibérico é uma edição INCM/Museu Casa da Moeda, em colaboração com a editora Pato Lógico.
A obra tem a supervisão da bióloga Luísa Ferreira Nunes, “e procura sensibilizar a sociedade, em especial o público mais jovem, para as causas ecológicas, da biodiversidade e da protecção do ambiente.”



Sou O Lince-Ibérico, O felino mais ameaçado do mundo
texto: Maria João Freitas
ilustração: Tiago Albuquerque/ Nádia Albuquerque


Depois de Cara ou Coroa Pequena história da moeda, apresentado em Junho de 2016 na Feira do Livro de Lisboa, Sou O Lince-Ibérico, O felino mais ameaçado do mundo é o segundo título nesta novíssima colecção infanto-juvenil ligada ao grande tema da numismática. Será publicado brevemente.




Cara ou Coroa
Ricardo Henrique, texto
ilustrações: Nicolau

Com esta colecção, o Museu Casa da Moeda pretende sensibilizar o público mais jovem para assuntos importantes, como a protecção das espécies ameaçadas, assuntos muito relevantes para a educação ambiental. Daí a emissão de moedas comemorativas. 





Sou O Lince Ibérico
texto: Maria João Freitas
ilustração: Tiago Albuquerque/ Nádia Albuquerque

Sou O Lince-Ibérico, O felino mais ameaçado do mundo é uma belíssima história em tom de documentário, escrita por Maria João Freitas e ilustrada por Tiago e Nádia Albuquerque, que apresenta aos mais novos, de forma muito clara e com humor, "as questões mais prementes que se levantam em torno desta espécie natural da paisagem ibérica, e para a protecção da qual se vêm desenvolvendo nos últimos décadas tantos esforços".





O Lince Manchas
créditos: Life Habitat


A propósito desta espécie tão ameaçada, podem ler online O Lince Manchas da Life Habitat.

Sou uma cria de lince-ibérico e vivo no bosque Mediterrânico, no Sudeste de Portugal! 
Os biólogos que estudam a minha espécie tratam-nos pelo nome de Lynx pardinus.
(...)

O Lince Manchas, Life Habitat
Ficarás assim a conhecer as característica fundamentais do lince Ibérico, bem como onde se encontra em Portugal, e os perigos que enfrenta.

The Bank of Portugal presented today November 15 2016, the coin Iberian lynx, with the value of five euros (5€) and the childrens' book Sou O Lince-Ibérico, O felino mais ameaçado do mundo (Portuguese language) in order to aim the environmental education about endangered species in schools.






The Lynx Manchas
credits: Life Habitat

There is a little text online about Iberian lynx (information) to childrens  (English language).


Geração 'green'

15.11.2016

Creative Commons License




No comments: