Tuesday, January 26, 2021

Ensino Ambiental : Ave do Ano : Painho-do-Monteiro ou Gaivota-de-Audouin ? E o vencedor é o Painho-do Monteiro !

 


Painho-de-monteiro

créditos: Tânia Pipa




Gaivota-de-audouim
créditos: SPEA

Um intrépido painho ou uma gaivota de gostos requintados: qual deve ser a Ave do Ano 2021?

Até ao dia 4 de Fevereiro 2021, até às 23:59 horas Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) convida-o a votar na Ave do Ano 2021.

Tem à escolha duas espécies distintas, o Painho-de-monteiro e a Gaivota-de-audouin. A primeira ave é, como referem, “um exclusivo açoriano”, dado que “não há ninhos desta espécie em mais nenhum local do mundo”, já a segunda, distingue-se pelo seu bico avermelhado e “apenas nidifica na Ilha Deserta de Faro, junto à Ria Formosa”. 





Painho-de-monteiro, Açores


O painho-de-monteiro é um “exclusivo” açoriano: não há ninhos desta espécie em mais nenhum local do mundo.

Apesar de ser a ave marinha mais pequena do arquipélago, chega a viver mais de 20 anos, a maior parte dos quais no mar, resistindo às tempestades que anualmente assolam o Atlântic. Um feito impressionante para uma ave de 50g!




Gaivota-de-audouin
crédits: Ben Lucking

Ao contrário de muitas outras gaivotas, a gaivota-de-audouin continua a alimentar-se sobretudo de peixe: aproveita as rejeições das pescas, mas não é frequente em lixeiras nem consome regularmente outros desperdícios humanos.

No nosso país, a gaivota-de-audouin só nidifica na Ilha Deserta, no Algarve.

Tanto a gaivota-de-audouin como o painho-de-monteiro se reproduzem apenas num pequeno número de colónias, o que as deixa especialmente vulneráveis a ameaças como os predadores (no caso do painho-de-monteiro, especialmente predadores não-nativos aos ilhéus açorianos), a perturbação humana ou a competição por locais de nidificação.


Saber +

Tanto a gaivota-de-audouin como o painho-de-monteiro reproduzem-se apenas num pequeno número de colónias, o que os deixa especialmente vulneráveis a ameaças como os predadores - no caso do painho-de-monteiro, especialmente predadores não-nativos aos ilhéus açorianos -, a perturbação humana ou a competição por locais de nidificação.

 


Vota então na tua ave favorita aqui e sabe mais sobre cada uma delas aqui.

Se fores menor de 16 anos, pede autorização aos teus pais, dado que tens que preencher ficha votação com alguns dados pessoais.




Ave do Ano 2021: Painho-do-monteiro
créditos: 

E o vencedor Ave do Ano 2021 é... o painho-do-monteiro !

“Esta pequena ave tem uma resiliência impressionante: chega a viver mais de 20 anos, a maior parte do tempo no mar. Estamos a falar de uma avezinha de 50g que resiste às tempestades que assolam o Atlântico, ano após ano”

Azucena de la Cruz Martín, coordenadora da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) nos Açores assim define, em comunicado, o painho-do-monteiro, eleita Ave do Ano 2021.

Obteve 80% do votos (1580 votos), numa votação que decorreu online entre os dias 14 de Janeiro e 4 de Fevereiro e opôs a pequena ave à gaivota-de-audouin, uma espécie que se pode observar na costa algarvia.

A SPEA irá celebrar, ao longo do todo o ano, esta espécie, com o objectivo de chamar à atenção dos perigos que as aves marinhas enfrentam – a captura acidental em artes piscatórias, poluição luminosa e lixo marinho são alguns dos exemplos.





Codorniz-comum
Ave do Ano 2020
créditos: Luis Agassi Fuertes

No ano 2020, a grande vencedora foi a Codorniz-comum, cuja população tem vindo a diminuir na Península Ibérica em grande parte devido à agricultura extensiva.

A codorniz-comum é um membro da ordem dos galináceos, ordem de aves muito diversa que integra cerca de 70 géneros e mais de 250 espécies, desde os animais domésticos como a galinha ou o peru, a espécies cinegéticas, como as perdizes e os faisões.

A codorniz-comum habita na Europa, podendo encontrar-se também em África. É uma ave migratória. Desloca-se para o sul europeu no verão, para formar pares e reproduzir-se, voltando depois para o norte da Europa.




Abetarda

E no ano 2013, lembras qual foi a Ave do Ano? Precisamente! A abetarda. Linda!

Este ano 2021, as aves mais votadas são a gaivota-de-audouin e o painho-de-monteiro.

Pois bem! A decisão para a Ave do Ano 2021 é tua! Para votar basta preencher o formulário e indicar a tua preferência.



Voting to the Bird of the Year Portugal. An intrepid "Painho-do-Monteiro", Azores or #segall-of-audouin" ? 

What should be the Bird of the Year 2021? It's your choice. Until February 4th, vote for the "painho" or "segall-of-audouin" to be the bird we will celebrate in 2021. 





Paínho-do-Monteiro, Azores

And the Bird of the year 2021 is the Painho-do-monteiro, Azores! A little marine bird, 5 grams, lives 20 years or more, most of the on the sea, native from Azores. 




Common quail or European quail
credits: eBird

The bird of the year 2020 was common quail. The common quail, or European quail, is a small ground-nesting game bird in the pheasant family Phasianidae.

 It is mainly migratory, breeding in the western Palearctic and wintering in Africa, southern Europe and southern India. With its characteristic call of three repeated chirps, this species of quail is more often heard than seen.




Abetarda 
credits:|João Edgar


In 2013, Abetarda", Great Bustard (Otis tard) was elected the 2013 ambassador bird for sustainable agriculture of the year by the Society for the Study of Birds (SPEA) 

Great Bustard is a well known rarity on the Alentejo plains. Best time to see is late March to end April. 

The “foam bath” display is particularly famous. Loss of habitat has made this fantastic bird increasingly rare and the last example in Britain was seen in 1832.


We will see next 4 February 2021 which it will be elected Bird of The Year  Portugal.


Geração 'green'


26.01.2021

update : 11.02.2021




sources: SPEA


No comments: