Tuesday, April 09, 2013

Abetarda : Ave do Ano 2013






Abetarda | João Edgar

A abetarda foi eleita a ave embaixadora de uma agricultura sustentável neste ano de 2013.

No ano em que a reforma da agricultura tem andado no centro das atenções, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) escolheu a abetarda (Otis tarda) para Ave do Ano. 






Abetarda, ave do ano 2013

Esta espécie é uma das mais belas aves que podem ser observadas nas planícies alentejanas. No entanto, os desafios à sua sobrevivência têm vindo a aumentar.

Em Portugal, a abetarda está classificada como espécie “em perigo”. As principais ameaças estão relacionadas com a alteração do uso do solo e agricultura intensiva, caça ilegal, colisão com linhas eléctricas e cercas. 

A intensificação agrícola é particularmente grave devido à substituição dos cultivos de sequeiro por regadio e culturas permanentes.





Abetarda macho | Dança Nupcial


O macho de abetarda é a maior ave da Europa (pesa cerca de 16 quilos), Mas o que torna esta espécie verdadeiramente peculiar é sobretudo a sua característica 'dança nupcial' de acasalamento. 

Os machos juntam-se nas planícies alentejanas e exibem uma plumagem colorida e vistosa, extremamente chamativa. Usam-na para impressionar as fêmeas. Muitos admiradores de observação de aves visitam o nosso país para observar este espectáculo ímpar.

Na União Europeia, as maiores populações de abetarda encontram-se em Portugal e em Espanha. 

Como já referimos as abetardas podem ser vistas nas planícies alentejanas: Castro Verde, Cuba, Cabo Maior, Elvas e Mourão.

Se quiser saber um pouco mais sobre esta espécie, poderá consultar a ficha da abetarda aqui






Great Bustard


Great Bustard (Otis tarda) was elected the 2013 ambassador bird for sustainable agriculture of the year by the Society for the Study of Birds (SPEA) 

Great Bustard is a well known rarity on the Alentejo plains. Best time to see is late March to end April. 

The “foam bath” display is particularly famous. Loss of habitat has made this fantastic bird increasingly rare and the last example in Britain was seen in 1832.






Male Bustard


The male bird is probably the heaviest bird capable of flight anywhere and can weigh up to 16 lbs.


When disturbed it often runs or if it takes wing the flight will be low to the ground.


It is omnivorous and eats seeds, insects, frogs and beetles.



Geração 'green'

09.04.2013


Creative Commons License


Referências:

Naturlink | Abetarda



No comments: