Abutre-preto
créditos: Quercus/Samuel Infante
O abutre-preto, considerado 'em perigo'está a nidificar pela primeira vez no território protegido do Parque Natural do Douro Internacional, disse um biólogo que estuda estas aves de rapina. O abutre-preto é considerado a maior ave de rapina da Europa.
O abutre-preto não era avistado no Douro Internacional desde os anos 70. Agora um casal de abutres-pretos faz ali ninho e já há registo de um novo membro da família.
Ninho Abutre-preto
“[A nidificação] é uma novidade”, afirmou o biólogo José Pereira. Assinalou que a norte do rio Douro havia registos de avistamentos, mas não de nidificação, do abutre-preto (Aegypius monachus) - ave necrófaga com uma envergadura de asas que poderá chegar até aos três metros de comprimento.
José Pereira acrescentou ainda que “os últimos avistamentos abutre-preto no Douro Superior ocorreram na década de 70 do século passado.
Recentemente, um casal da espécie abutre-preto fixou-se no Douro Internacional e, agora, “tem vindo a procriar, havendo mesmo um novo registo de um juvenil em condições de voo", indicou o investigador.
abutre-preto
créditos. António Heitor
A este facto não será estranho o facto de a Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, sediada no Planalto Mirandês, ter vindo a desenvolver e a gerir campos de alimentação de abrutes em áreas como a Zona de Proteção Especial dos Rios Sabor e Maçãs e em toda sua extensão do Parque Natural do Douro Internacional, no âmbito do projecto Life Rupis.
"De momento, estão ser reactivados cerca de uma dezena destes alimentadores nestas áreas protegidas, com o objectivo de aumentar o número de espécie de aves necrófagas".
Os técnicos da Palombar fazem uma monitorização constante destes campos de alimentadores, garantindo que há meia dúzia de abutres-pretos que são avistados de forma regular.
Este tipo de ave de rapina faz os seus ninhos em cima e árvores de grande porte, ao contrário dos seus familiares como o abutre do Egipto ou a águia de Bonelli, que preferem as escarpas de terrenos muito acidentados e com grande declive.
Mapa Parque Natural do Douro Internacional
créditos: ICNF
Para os cientistas, o território do Douro Internacional é considerado um dos maiores santuários da Europa de aves rupícola e necrófagas, onde nidificam para além de outras, a águia de Bonelli, abutre do Egipto, milhafre real, cegonha preta ou mocho de orelhas.
The black vulture, considered an endangered specie is nidifying for the first time in many years at the protected territory of the Douro International Natural Park, said a biologist who studies these birds of prey. The black vulture is considered the largest bird of prey in Europe.
The black vulture was not seen at the International Douro since the 1970s. Now a couple of black vultures is nidifying at Parque Natural do Douro Internacional and there is already a new family member registered.
Geração 'green'
02.02.2017
Referências:
Sapo/ Vida
INCF
Life Rupis
No comments:
Post a Comment