Monday, March 21, 2016

Dia da Árvore e das Florestas





Todos os anos, no Dia Internacional das Florestas, celebramos as formas como a floresta e as árvores nos sustentam e protegem. Este ano queremos chamar a atenção para o papel fundamental das florestas no abastecimento do nosso planeta com água doce, que é essencial à vida.




credits: Elyx Yak


Origem da celebração: 

No Nebrasca (EUA), em 1872, face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. Inicialmente, a comemoração não tinha um dia fixo.

Muitos países se seguiram nesta iniciativa, tendo a primeira "Festa da Árvore" sido comemorada em Portugal, em 1907, estendendo-se estas comemorações, sobretudo durante o período inicial da 1.ª República, até 1917.

Em Dezembro de 1970, no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Conservação da Natureza, foi retomada a celebração oficial do Dia da Árvore, por proposta da então Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e da Liga para a Protecção da Natureza. 






A Festa da Árvore passou depois também à Festa da Floresta quando, em 1971, a FAO estabeleceu o Dia Mundial da Floresta com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância das florestas na manutenção da vida na Terra. 

Como consequência, em Portugal, em 1974, foi celebrado o primeiro Dia Mundial da Floresta, tendo sido escolhida, como em muitos outros países do hemisfério norte, a data de 21 de Março, o primeiro dia de Primavera. 

Em 30 de Novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de Março de cada ano como Dia Internacional das Florestas, encarregando o Secretariado de, em colaboração com os governos e as demais organizações internacionais, organizar anualmente as comemorações do Dia Internacional.






Sabia que:


  • As bacias hidrográficas e as zonas húmidas florestadas fornecem 75% da água doce acessível do mundo;
  • Cerca de um terço das maiores cidades do mundo obtém uma quantidade significativa da sua água potável diretamente de áreas protegidas florestadas;
  • As florestas são filtros de água naturais;
  • As alterações climáticas estão a influenciar a disponibilidade dos recursos hídricos.

Veja como as florestas contribuem para satisfazer a nossa necessidade de água aqui 

Mas o dia 21 é também o Dia Mundial da PoesiaDia Mundial da Poesia foi criado na 30ª Conferência Geral da UNESCO a 16 de Novembro de 1999. A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nosa sensibilidade para a compreensão do mundo.





Forests are vital to our water supply. They influence how and where rain falls, and they filter and clean our water. By protecting the world’s forests, we are also protecting the clean water that we depend upon for our survival. 





Looking for ways to take part in the International Day of Forests? FAO gives us five ideas:
  • Organize or join events celebrating forests – tree plantings, symposiums, art exhibitions, or a photo competition. Don’t forget to tell FAO about it at idf@fao.org and send photos so FAO can add it to the gallery of events happening around the world
  • Share the logo, banner and posters (available in 13 languages)
  • Join the conversation on social media using the #IntForestDay hashtag or take a photo of your favorite forest and share it with your friends





Join students of the world celebrating the International Day of Forests on 21 March!


Geração 'green'

21.03.2016


Creative Commons License


No comments: