Sunday, April 03, 2016

Livros e Natureza : vamos ler ?





Blackbird Baza

Já que ontem, dia 2 Abril celebramos o Dia Internacional do Livro Infantil, lembramos deixar aqui duas sugestões de livros para crianças ligadas à natureza.

Aliás, já aqui neste blogue escrevemos sobre o Dia da Poesia e da Árvore, lembram?

  • Sugestões de livros ligados à natureza:




O Meu Livro da Cortiça/ My Cork Book
Danuta Wojciechowska
ilustração: Joana Paz
Edição Lupa Design
http://www.fnac.pt/

Um livro bilingue (Português-Inglês) que explora o universo da cortiça com muita criatividade. 
As autoras estimulam o interesse dos mais jovens (e não só...) para um produto tão importante para Portugal com um texto bem informativo. Como sabemos, Portugal é o maior produtor mundial de cortiça.
Sinopse:
"O meu livro da cortiça / My cork book" explora o fascinante universo da cortiça e de tudo o que a rodeia, uma matéria única no mundo, da qual Portugal é o principal produtor."
Neste livro podem encontrar-se muitos factos e histórias, desde os mais científicos aos mais lúdicos. 
É através de jogos e desafios que se dá a conhecer este património, um exemplo de sustentabilidade, que vai do sobreiro ao montado e assegura uma grande diversidade de actividades económicas que incluem, entre outras, a transformação e utilização da cortiça.




"Propõe-se que, com estes estímulos, a criança construa as suas próprias narrativas, desenvolvendo a criatividade e a imaginação."
Escrito em duas línguas, português e inglês, o livro pretende ser um instrumento educativo que desperte a curiosidade da criança, através do desenho e da escrita. 
Sendo uma publicação bilingue, permite uma divulgação e compreensão do valor da cortiça a nível nacional e internacional.


O Meu Livro da Cortiça/ My Cork Book
Danuta Wojciechowska
ilustração: Joana Paz
Edição Lupa Design/ apresentação
https://monumental-production.s3.amazonaws.com/
Depois de um pequeno teste diagnóstico de escolha múltipla aos pequenos leitores sobre o que sabem da cortiça, revela-se então o aspecto da cortiça num microscópio: 
“(…) Poderás ver que tem uma estrutura parecida com os favos de mel de uma colmeia. É esta particularidade que a torna um material único e muito especial.”
Ao longo do livro, os leitores ficarão a saber como é o sobreiro, como dele se extrai a cortiça, a conhecer outras espécies da floresta mediterrânica, por exemplo oo que é o montado, bem como as várias utilizações da cortiça: das rolhas aos objectos tradicionais e ainda como isolante térmico e acústico. 
Tudo com sugestões de actividades de escrita e desenho. No final, há um conto de Joaninha DuarteA Sobreira Grande.
Línguas: Português/ Inglês




My Cork Book/ O Meu Livro da Cortiça
Danuta Wojciechowska
ilustração: Joana Paz
Edição Lupa Design/ apresentaçao

My Cork Book is a bilingual book (Portuguese-English) that explores the world of cork with creativity.

In a text with enough information, the authors stimulate the interest of children (and adults too) for a very important product of Portugal, the cork. Portugal is its largest producer.

After a small multiple-choice test to understand what readers know about cork, we can see the appearance of this material under a microscope, "(...) You can see that cork has a similar structure to the honeycombs of a beehive. It's this feature that makes it a unique and very special material. "


Along the book, readers will know how the cork oak is, how it is extracted the cork. Readers will be informed about other speci of the Mediterranean forest, for example what is a 'montado' (small hill) and the different uses of cork: from the cork stopper to traditional objects- The cork is also a good thermic and acoustic insulation. 

My Cork Book includes writing and drawing activities suggestions. In the end, there is a little tale by Joaninha Duarte, "A Sobreira Grande" (The Great Cork Oak).

Languages: English;Portuguese



Respira
Texto e ilustração: Inês Castel-Branco
Edição: Fragmenta, 2015
Inspirar e expirar é muito mais do que um simples gesto que leva ao rocesso de circulação do ar. Muitas vezes, não sabemos como respirar bem. E este livro será bem útil. Portanto, história é para miúdos e graúdos.


Respira
Texto e ilustração: Inês Castel-Branco
Edição: Fragmenta, 2015
Sinopse:
Respira é um diálogo entre um menino e a sua mãe na hora de dormir. Mas este diálogo poderá acontecer a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. O livros apresenta de facto uma compilação de exercícios ilustrados que podem ajudar os mais pequenos e graúdos a tomar consciência da sua respiração.
— Mamã, hoje não consigo dormir!
— Porquê?

— Não sei... sinto-me nervoso e a minha cabeça não deixa de pensar, pensar e pensar...

— Queres que te ensine a respirar?

— R E S P I R A R ? Eu já sei respirar!
— Mas já paraste alguma vez a ver como o fazes? Por onde entra e sai o ar, se enches mais a barriga ou o peito, se o fazes devagarinho ou com pressa...

Respira, Inês Castel-Branco (excerto)



Respira
Texto e ilustração: Inês Castel-Branco
Edição: Fragmenta, 2015

Então a mãe ensina-o a respirar. Coloca-lhe um barquinho de papel sobre a barriga, e pede-lhe que se imagine uma onda do mar.
É deste modo que a mãe o leva a exercitar a respiração abdominal, prática que se vai perdendo à medida que crescemos. Não, quem pratica yoga :-)


Seguem-se outros exercícios, com pretextos e imagens que a criança (e adulto) facilmente aderem: “encher balões”, “cheirar as rosas” ou até sentir-se como uma “árvore que cresce”. Tudo caminhos para que nos liguemos ao corpo e ao mundo, explorando a nossa interioridade e abrindo-nos à transcendência.
E nada melhor do que respirar ao ar livre, num jardim, parque ou floresta bem perto de nós.
Respira é o segundo livro da colecção Pequena Fragmenta, lançada em português, espanhol e catalão. 
Línguas : Português; Castelhano, Catalão.



Respira
Texto e ilustraciones: Inês Castel-Branco 
Fragmenta Editorial, 2015

Respira es un diálogo en libro entre un niño y su madre a la hora de ir a la cama. Pero este diálogo podría suceder a cualquier hora del día y en cualquier lugar. Porque, en realidad, lo que presenta este libro es una recopilación de ejercicios ilustrados que pueden ayudar a los más pequeños a tomar conciencia de su respiración.


Respira
Texto e ilustraciones: Inês Castel-Branco 
Fragmenta Editorial, 2015
http://www.fragmenta.cat/
—Mamá, ¡hoy no puedo dormir!
—¿Por qué?

—No lo sé... Estoy nervioso y mi cabeza no para de pensar, de pensar y pensar...

—¿Quieres que te enseñe a respirar?

—¿ R E S P I R A R ? ¡Si yo ya sé respirar!
—¿Pero te has parado alguna vez a ver cómo lo haces? Por dónde entra y sale el aire, si llenas más la barriga o el pecho, si lo haces poco a poco o con prisas...

Respira, Inês Castel-Branco (extracto del libro)



Respira
Texto e ilustraciones: Inês Castel-Branco 
Fragmenta Editorial, 2015

El libro tiene otros ejercicios, con pretextos y las imágenes que el niño (y adultos) se adhieren fácilmente a "llenar globos", "oler las rosas" o incluso se sientir como un "árbol que crece." Todas las vías para que nos llaman en el cuerpo y el mundo, la exploración de nuestra interioridad y abrirse a la trascendencia.


Y nada mejor que respirar el aire libre, en un jardín, parque o bosque cercano a nosotros.



Respirar es el segundo libro de la colección Pequeño Fragmenta lanzado en portugués, español y catalán.

Línguas: Português; Español; Catalán.

Yesterday, the 2 April, we celebrated the International Children's Book Day. So it's seemed interesting to write about children's books about Nature. In 2013, we wrote on World Poetry Day and Intl Forests Day.

Hope you liked our suggestions of bilingual books about nature.

Geração 'green'

03.04.2016

Creative Commons License


No comments: