Hoje é Dia Internacional das Florestas, uma efeméride instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 e que pretende consciencializar sobre a extrema importância das florestas, razão pela qual é imprescindível geri-las de forma sustentável.
30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono.
As florestas são apelidadas de "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como pela sua importância em áreas estratégicas como economia e produção de bens e alimentos.
Google Doodle Primavera 2014
Esta data, que coincide, regra geral com o início da Primavera no hemisfério norte, já era de resto assinalada como Dia Mundial da Floresta, desde 1972, por iniciativa da FAO – Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura), e também como Dia da Árvore.
Dia da Árvore:
Esta celebração surgiu nos EUA em 1872 pela mão de um habitante do Nebrasca, o jornalista e político Julius Sterling Morton, decidiu organizar uma acção comunitária de plantação de árvores.
Desde então é tradicional, neste dia, 21 Março, a realização de acções de plantação de árvores, simbolizando o reconhecimento da sua importância e da importância das florestas.
Tipos de florestas:
Há vários tipos de florestas, desde as tropicais às de montanha, que cobrem cerca de 31% da superfície continental a nível global, assegurando diferentes funções vitais que vão desde a protecção das bacias hidrográficas que disponibilizam a água doce de que dependemos, à captura e armazenamento de carbono, ajudando a combater as alterações climáticas para além de diminuir os seus efeitos.
Em Portugal, são muitos os municípios que se uniram este ano numa campanha a nível nacional para reflorestação dos vários espaços florestais.
É pois urgente inverter a tendência de desflorestação a que se assiste na actualidade, que envolve a destruição de 13 milhões de hectares de florestas todos os anos. Foi este o apelo que Ban Ki-moon, ex-secretário-geral da ONU, fez neste Dia Internacional das Florestas:
“Numa altura em que deliberamos sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015, reconheçamos o papel vital das florestas e comprometamo-nos a trabalhar juntos para proteger e gerir sustentavelmente estes ecossistemas vitais”.
“Numa altura em que deliberamos sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015, reconheçamos o papel vital das florestas e comprometamo-nos a trabalhar juntos para proteger e gerir sustentavelmente estes ecossistemas vitais”.
On March, 21st, we celebrate International Day of Forests as well Arbor Day and World Poetry Day.
Arbor Day has been celebrated for the first time in the United States, Nebraska, in 1872 by the journalist and politician Julius Sterling Morton who incentive the tree plantation.
Arbor Day commemorative stamp issued to coincide
with the 100th anniversary of J. Sterling Morton's birth
The first "Arbor Day" was held on April 10, 1872 and an estimated one million trees were planted that day.
Many countries for all over the world now observe a similar holiday. In Portugal we celebrated it for the first time on March 9, 1913.
We cannot sustain life without healthy, thriving forests. That is why Greenpeace campaigns for their protection and on this International Day of Forests, we want to share with you a few reasons why you should help. Read more here
"Forests are the lungs of our planet. They cover one third of all land area and are home to 80 per cent of terrestrial biodiversity. They are crucial for addressing a multitude of sustainable development imperatives, from poverty eradication to food security, from mitigating and adapting to climate change to reducing disaster risk."
UN Former Secretary-General Ban Ki-moon’s message for the International Day of Forests
Geração Verde
21.03.2014
No comments:
Post a Comment