Friday, May 08, 2020

Dia Internacional do Burro & Associação Burricadas Portugal






Dia Internacional do Burro

O Dia Internacional do Burro celebra-se hoje, dia 8 Maio. A data tem como objectivo chamar a atenção para o respeito e conservação do bem-estar deste animal, que tradicionalmente foi e é carregador de cargas, dócil e teimoso, mas que tembém pode apoiar pessoas portadoras de deficiência.

Pode visitar, apoiar, ou apadrinhar um animal na Burricadas, Abrigo do Jumento.




Muriel Bernardou
https://www.burricadas.org/

Depois do Lobo Ibérico, do Lince Ibéricoeis um projecto que protege, apoia e recebe burros. Um abrigo que salva o burro, um animal que sempre apoiou o homem nas suas lides agrícolas e que sa sabe agora oferecer qualidades terapêuticas para crianças com deficiência.

Mas vejamos como isto começa. A Associação Burricadas e a Reserva de Burros uniram-se nos esforços para a criação de um novo programa de conservação para proteger o  burro, mais uma espécie ameaçada em Portugal. 

Ao mesmo tempo, como já referimos, esta campanha ajuda em simultâneo pessoas que beneficiam da interacção com os burros por razões educacionais e de saúde.




Burricadas, Abrigo do Jumento

É necessária a construção de novas instalações para abrigar mais animais e para iniciar um Programa de Asinoterapia dirigido a pessoas portadoras de deficiência.

Com esta campanha pretende-se construir instalações no novo Parque dos Burros que irão abrigar 40 animais desta espécie, contribuindo para a sua conservação e, reunir condições que permitam concretizar um projecto de utilização do burro como animal terapêutico.

Ao dar utilidade a estes animais, contribuir-se-à para a preservação da espécie. As actividades do programa Asinoterapia beneficiarão pessoas com diversos tipos de perturbação, desde o indivíduo que se encontra com desordens a nível emocional, em estado de depressão ou ansiedade, até ao portador com deficiência profunda.




Burricadas, Abrigo do Jumento
https://www.facebook.com/Burricadas.org/


Associação BurricadasAbrigo do Jumento para Preservação do Burro é uma associação sem fins lucrativos, criada em Março de 2007, com o objectivo de divulgar e preservar o burro em Portugal.

Abrigo do Jumento foi criado pela Burricadas para acolher burros velhos, abandonados e/ou maltratados, funcionando como um refúgio onde os animais recebem todos os cuidados necessários ao seu bem-estar.






Burricadas, Abrigo do Jumento
https://www.burricadas.org/


Em 1940 havia cerca de 270 mil burros em Portugal e no final dos anos 90 apenas 40 mil animais. Actualmente no nosso país, o total de animais não chega aos 10 mil e continua em progressivo decréscimo.

Este projecto vai criar condições para realizar sessões de terapia com diversos tipos de público, em particular com pessoas portadoras de deficiência física ou mental, incluindo crianças e idosos. 





Asinoterapia
Burrucadas, Abrigo do Jumento

Síndroma de Down, autismo, paralisia cerebral, hiperactividade, distrofias musculares, dificuldades na aprendizagem e na fala, atraso no desenvolvimento neuro psicomotor, doença de Alzheimer e desordens emocionais são algumas das patologias a que se destinam estas técnicas terapêuticas que actuam a nível físico, emocional e mental.

Projecto com desenvolvimento sustentável que se preocupa com a preservação de uma espécie ameaçada, com o bem-estar animal e com a vida das pessoas.

Irá também contribuir para a investigação e conhecimento sobre os benefícios da Asinoterapia, quer para a pessoa quer para o animal, através de protocolos estabelecidos com Instituições de Apoio ao Deficiente e com Universidades.

Permite assim iniciar um trabalho inovador em Portugal que se tem revelado de grande sucesso em outros países como Espanha, Inglaterra, França.



Asinoterapia
Burricadas, Abrigo do Jumento

Educadores e escolas:

Uma família, uma escola, uma turma, qualquer pessoa poderá apadrinhar um burro, visitando a página Apadrinhar um Burro e escolher o animal que pretende apoiar.

Para tal, terá que fazer o pedido por email ou via telefone. Acredite que há vários animais à sua escolha.

Poderia ser um excepcional projecto de turma, numa actividade transcurricular. Se é professor, pense nisso. Se és aluno, divulga junto de teus colegas de turma e exponham o vosso projecto aos vossos professores.

Ensino Especial: 

Se a família de um jovem ou uma escolas com alunos com necessidades especiais residir ou se situar perto do Grupo Burricadas, poderá encontrar uma terapia recorrente em muitos casos de crianças e estudantes portadores de deficiência.






Asinoterapia
Burricadas, Abrigo do Jumento

O burro foi um dos animais mais utilizados pelo homem e de maior difusão em todo o mundo. 

A sua domesticação remonta aos tempos em que se iniciou a agricultura, sendo essencial na evolução dos seus processos através dos tempos. 

O uso deste animal ao serviço do homem já nos é relatado desde os tempos mais remotos, nas grandes movimentações populacionais, nas caravanas de mercadorias e outras migrações provocadas por guerras ou catástrofes naturais. 

Em Portugal a popularidade e proliferação do burro deve-se à sua natureza robusta e às características comportamentais deste animal.




Burricadas, Abrigo do Jumento

Oriundo de regiões semidesérticas, é um mamífero de médio porte, de focinho e orelhas longas, adaptado às condições climatéricas mais inóspitas, solos pobres e relevo acidentado, dotado de grande resistência física e robustez, que o tornam capaz de suportar grandes cargas.

Infelizmente com a mecanização da agricultura e o desenvolvimento dos transportes, os burros perderam a sua utilidade, encontrando-se actualmente em vias de desaparecimento. 

Com a perda deste animal da nossa paisagem rural, fica também para trás toda uma história de cumplicidade e afectos que marcou gerações e deixou traços profundos na cultura e tradição portuguesa. 

Desconsiderado e relegado para segundo plano por comparação com outros animais domésticos, nunca foi devidamente valorizado e foi por isso muitas vezes esquecido no que diz respeito a medidas de protecção.







Today, the 8th May, we celebrate the International Donkey DayDonkey is blessed with the very diversified characteristics, for some it has spiritual value, for other a docile working animal. The hobbyist see it as a beauty of the lawn. It's is precious genetic resource and a great gift of the nature.



In 1940 there were around 270 thousand donkeys in Portugal and in the late 90s only 40 thousand animals. Currently in our country, the total number of animals does not reach 10 thousand and continues to progressively decreasing.


The Donkey has a docile and patient temperament, allowing a very satisfying and smoothly work with a variety of different audiences. Your contribution on this campaign will allow the projest Burricadas to improve the levels of trust to many individuals with varying difficulties.







Burricadas, Abrigo do Jumento, Portugal
https://www.facebook.com/Burricadas.org/


The Association Burricadas and the Donkeys' Reserve (Reserva de Burros) joined forces to create a new conservation Program to protect donkeys, an endangered species in Portugal, while helping people in different and exciting ways.






Burricadas, Abrigo do Jumento
The project needs help in order to build new facilities to shelter more donkeys and start the new Donkey-Assisted Therapy Program that works with disabled children and adults.

You or your family, a school or a class can sponsor a donkey, visit the shelter, or 'adopt' a donkey

Geração 'green'
08.03.2020

Creative Commons License

No comments: