Saturday, April 18, 2009

Dia da Terra 2009





E cá estamos, de novo, a juntar-nos a milhares de jovens verdes que celebram o Dia da Terra 2009, dia 22 de Abril 2009.

Iniciámos a nossa participação no Dia Internacional de Terra, em 2007, no BlogdosCaloiros de apoio aos currículos de Língua Porguesa e Cidadania.




Google Doodle

Países e cidadãos, mas sobretudo muitas escolas estão unidos nesta campanha que se valorizou imenso ao longo de um ano, fazendo agora da voz de jovens verdes, a voz dos jovens cidadãos que alertam governos e políticos dos países mais ricos, e portanto mais poluidores, para os graves problemas que o nosso Planeta Terra enfrenta!

Earth Day 2009 é a sequência da campanha lançada por entidades e cidadãos independentes dos Estados Unidos que junta, neste momento, só na área ligada à Educação, mais de 25.000 professores e respectivos alunos, em número impossível de identificar, num esforço único de educar diferentes gerações para a preservação do Ambiente.

Os eventos e actividades a nível mundial são coordenados por uma organização internacional, a Rede Dia da Terra.









Os Geração Verde Portugal estão inscritos desde 14 de Janeiro de 2008. E participaram no Dia da Terra 2008

Este ano registaram as suas Actividades em 19 de Abril 2009.

Alunos das Turmas F-G-H do 6º Ano da Escola Francisco Torrinha vão celebrar a Semana da Terra que se iniciará nos espaços pedagógicos da escola a partir de amanhã, dia 20 de Abril e se estenderá até 27 de Abril 2009.

Cada turma tem o seu Projecto Verde que engloba uma série de actividades desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa (um vasto campo também aberto à Cidadania).

À medida que forem sendo realizadas, as actividades mais interessantes serão aqui divulgadas! Mas posso garantir-vos que têm excelentes ideias, apesar de terem retomado as aulas há menos de uma semana, dia 14 de Abril.

Entretanto, não resisto a publicar duas imagens enternecedoras e que mais nos motivam para querer preservar o ambiente, a fauna e a flora.




credits: Photo & captions submitted by Jason Collier
SeaWorld Orlando
2009

news.yahoo.com/

"One of four baby Asian small-clawed otters is seen at SeaWorld in Orlando, Fla. Born just three weeks ago to parents Simon and Sophie, the pups are nursing and will open their eyes in about a week. Asian small-clawed otters live in the rivers, creeks, estuaries and coastal waters of Southeast Asia, from northern India to southeastern China, the Malay Peninsula and parts of Indonesia. SeaWorld breeds the otters as part of the Association of Zoos and Aquarium’s Species Survival Plan, which aims to preserve, in zoos and aquariums, animals that are threatened or endangered in the wild."

news.yahoo.com/





credits: Photos & captions submitted by Jason Collier 
SeaWorld Orlando
news.yahoo.com/


SeaWorld animal trainers in Orlando have their hands full with four baby Asian small-clawed otters, seen March 30, 2009.




Fotografia: Alberto Ferreira/webmaster
Escola Francisco Torrinha, Porto, Portugal


Portuguese young students (78 kids aged 11-12, from F-G-H classes, high junior school, Porto, Portugal) are celebrating Green Week 2009

During Green Week (20.04.09 to 27.04.09) students are creating and developping several activities.


We will be in touching to show you something about.

"Earth Day Network works year round to broaden the environmental movement through education, programs and partnerships that affect change at the local, national and international level. Our mission is to broaden the environmental movement worldwide and to educate and mobilize people, governments, and corporations to take responsibility for a clean and healthy environment."

www.earthday.net


Geração 'green'


19.04.2009

Creative Commons License




8 comments:

Maria Carolina Gonçalves nº20 6ºH said...

Olá professora!
O Dia da Terra é muito importante para alertar as pessoas da poluição e de muitos outros problemas que o Planeta Terra tem. O ano passado, quando destribuí os flys, poucas pessoas sabiam que no dia 22 de Abril se comemora o Dia da Terra. Este ano, muitas pessoas já estão informadas, há notícias nos jornais, rádio e televisão e as pessoas começam a poupar e a lembrar-se do Planeta Terra.
Beijinhos,
Maria Carolina Gonçalves nº20, 6ºH

Maria Carolina Gonçalves nº20 6ºH said...

Olá professora!
Ainda há pouco escrevi aqui um comentário, mas não sei se o gravei correctamente.
O Dia da Terra é muito importante para alertar as pessoas da poluição e de muitos outros problemas que o Planeta Terra tem. O ano passado, quando destribuí os flys, poucas pessoas sabiam que no dia 22 de Abril se comemora o Dia da Terra. Este ano, muitas pessoas já estão informadas, há notícias nos jornais, rádio e televisão e as pessoas começam a poupar e a lembrar-se do Planeta Terra.
Beijinhos,
Maria Carolina Gonçalves nº20, 6ºH

Barbara nº4 6ºF said...

Ola professora hoje coloquei o meu pendurador na porta A terra deve ser cuidada com carinho como se ela fosse um ser humano beijinhos e até sexta.

GreenNerds said...

Olá Carolina,

O 'Dia da Terra' é um dos acontecimentos mais importantes da actualidade!

É preciso 'despertar' as populações para que se unam e exijam dos governos mundiais novas políticas ambientais!

'...O ano passado, quando distribuí os 'fliers', poucas pessoas sabiam que no dia 22 de Abril se comemora o Dia da Terra...' - é verdade! Lembro-me disso!

Mas olha que não há muitos adultos que o saibam...

Sim, este ano, os meios de comunicação, alertados pelas organizações ambientalistas, dedicaram muito mais espaço à divulgação do 'Dia da Terra'! E assim, as pessoas foram alertadas!
Já se começa a pensar antes de consumir energia, água...

Não há nada como estar atento e querer informar-se!

Beijinhos,

GreenNerds said...

... sim, ficou gravado :)
Mas não tem mal! Mais 'vale prevenir...'

Estou ansiosa por saber como decorreram as vossas actividades ;)

Até amanhã!
Beijinho,

GreenNerds said...

Olá Bárbara,

Bem-vinda ao teu blogue 'Os Torrinhas Verdes'! Suponho que é a primeira vez ;)

Pois eu estou ansiosa por saber como decorreram as vossas actividades!
Mas, sobretudo, qual foi a reacção da escola [alunos e professores] ao ver os vossos penduradores :)

Sem dúvida! Temos que cuidar 'urgentemente' do planeta Terra!

Até amanhã!
Beijinho,

Leonor C. said...

Olá professora!

Acho que o "Dia da Terra" é um dos dias mais importantes, pois avisa as pessoas, principalmente os jovens, que devem preservar o ambiente e como devem fazê-lo.

Gostei muito de distribuir os flyers pela escola!

Bjs

GreenNerds said...

Olá Leonor,

Efectivamente o "Dia da Terra" é um dos mais importantes que celebramos! Cidadãos de todo o mundo estão alarmados com o aquecimento global e todas as consequências que daí advêm!

Assim, há uma união de esforços na preservação do Ambiente e os jovens envolvem-se em campanhas de sensibilização nas escolas, tal como tu e todos os colegas das turmas F-G-H fizeram!

'Gostei muito de distribuir os 'fliers' pela escola!'

Hum! Fico muito contente :)
É sinal que se empenham no vosso papel de jovens ambientalistas!

Um beijo,