Terras de Bouro, Braga, 22 Mar (Lusa) - O incêndio florestal que lavra em Terras de Bouro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, "evolui favoravelmente" e ainda não atingiu a Mata da Albergaria, que tem o estatuto de reserva europeia da biodiversidade, disse hoje à Lusa fonte do município.
Mapa Parque Transfonteiriço
Gerês, Portugal| Xurés, Galizia
O presidente da Câmara de Terras de Bouro, António Afonso, adiantou que o fogo lavra numa zona próxima da fronteira entre Portugal e Espanha, algumas centenas de metros acima da Mata de Albergaria, um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), constituído predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora geresianas.
A Mata guarda também um troço da antiga Via Romana, a 'Geira' - que ligava Braga a Astorga, em Espanha - com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários romanos.
Geira - antiga Via Romana
Peneda-Gerês
A zona florestal - atravessada pelo rio Homem e situada junto à barragem de Vilarinho das Furnas na serra do Gerês - foi classificada pelo Conselho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu.(...)
LM.
Lusa/fim
Perante tais imagens, e tão triste notícia, quase nada se pode acrescentar!
Uma pergunta, porém! Como é possível deixar arder uma Reserva Biogenética classificada pelo Conselho da Europa?!
Gerção 'green'
22.03.2009