O Centro Nacional de Reprodução de lince-ibérico, em Silves, abriu candidaturas para seis vagas (6) de voluntariado neste Centro, onde nasceram no ano passado 11 crias, anunciou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A partir desta quarta-feira, dia 7 Janeiro, os cidadãos podem concorrer às duas vagas disponíveis para o período entre Fevereiro e Abril e outras quatro vagas entre Maio e Julho, para integrar a equipa de Etologia (estudo do comportamentamental animal) e videovigilância do Centro Nacional de Reprodução de lince-ibérico (CNRLI), em Silves, distrito de Faro, segundo o comunicado do ICNF.
Os selecionados terão alojamento assegurado nas instalações do CNRLI de forma gratuita.
O ICNF indicou ainda que os voluntários receberão seis euros por dia de trabalho.
Os escolhidos têm ainda direito a um seguro de acidentes pessoais.
De acordo com a nota, “o CNRLI procura pessoas motivadas, preferencialmente com formação nas áreas das Ciências Naturais, da Etologia ou das ciências do comportamento”
Os selecionados irão receber uma formação para poderem acompanhar as equipas internas na Observação e Registo Comportamental durante a época de reprodução dos linces.
~Nota : As candidaturas devem ser enviadas para cnrli.voluntarios@gmail.com.
Créditos: Getty Images
via Expresso
Informações:
Em funcionamento desde 2009, sob coordenação do ICNF, o CNRLI foi criado no âmbito do projecto de reintrodução do lince-Ibérico na natureza, com o objectivo de contribuir activamente para o Programa de Conservação Ex Situ e para os esforços de recuperação das populações em liberdade, através da criação em cativeiro, preparação e solta de exemplares destinados à reintrodução.
Só em 2025 nasceram 11 crias no Centro. Ao todo, nasceram 181 linces no CNRLI desde 2009, tendo 114 sido reintroduzidos na natureza em vários pontos da Península Ibérica.
08.01.2026