Saturday, March 28, 2015

Hora do Planeta : #YourPower !








E como sempre, desde 2008, cá estamos a participar na Hora do Planeta. Foi em 2009 que Portugal começou a aderir à Hora do Planeta, mas nós adiantámo-nos um pouco e decidimos aderir nas nossas aulas de Educação Cívica à Hora do Planeta 2008.

Desde 2007, no último sábado de Março, este ano de 2015, no dia 28 Março, os cidadãos do planeta Terra aderem ao desligar das luzes às 20:30 (hora local), numa acção simbólica em defesa do ambiente, e contras as alterações climáticas.

O lema de 2015 é use #YourPower.




Earth Hour in Philippines


Hora do Planeta começou em 2007 na Austrália, no ano seguinte transformou-se num movimento global com mais de 65 milhões de pessoas em 35 países a aderirem.

Hora do Planeta 2014 celebrou-se em 158 países e 7 000 cidades e localidades, tornando o evento um dos maiores eventos do planeta.

Em Portugal 91 e uma cidades e localidades participaram. E em 2015, temos 117 municípios inscritos  e 50 monumentos emblemáticos do país ficarão às escuras das 20:30 às 21:30, hora local. Consultar a lista aqui




Save Corks


Este ano, pela primeira vez, um dos projectos que a plataforma internacional de crowdfunding da Hora do Planeta - Earth Hour Blue - recomenda para doações e apoio é o projecto da WWF em Portugal - Save Corks, Cats, & Our Climate sobre a conservação dos montados, e os serviços deste ecossistema, habitat natural de espécies emblemáticas como o lince ibérico e que funcionam como barreira contra as alterações climáticas e contra a desertificação;

A WWF em Portugal tem trabalhado desde 2006 para a sustentabilidade dos montados, habitat natural do Lince Ibérico, um dos felinos mais ameaçado do mundo, através da conservação da sua biodiversidade, do pagamento dos serviços deste ecossistema, fomentado a gestão responsável e a certificação FSC.
 
A Hora do Planeta é celebrada desde 2009 em Portugal em várias cidades e vilas portugueses, com o apoio de organizações, empresas e de milhares de pessoas que mostram que é possível fazer a diferença na luta contra as alterações climáticas









Today, Saturday 28 March, at 8:30PM (local time), lights will switch off around the globe for Earth Hour and people will commit to actions that go beyond the hour.

The simple idea of switching off lights for an hour to drive action on climate change began in Australia in 2007 and now all seven continents are celebrating Earth Hour.





Monastery Serra do Pilar, Porto, Portugal


In Portugal, 117 cities and towns, and 50 carismatic monuments will be participating in this wonderful event by switch off the lights.

The largest intact cork oak (Quercus suber) forests on the planet, stretching across most of southern Portugal, could help unlock this mystery.




Save Corks WWF Portugal
  • Cork is the perfect example of a naturally sustainable material. Each tree can produce enough material for 4,000 champagne bottle corks, and live up to 250 years. These are the only trees that can survive after all its bark is harvested, renewing its bark entirely by itself. 
  • Cork oak forests are super absorbent carbon-sinks and they can be a barrier against climate change and desertification; you don’t have to cut any cork oak tree to take out their bark!
  • With only about 200 cats left, the Iberian lynx (Lynx pardinus) is the world's most endangered cat species. The Mediterranean cork oak landscape supports the world's last populations of the Iberian lynx

The celebratory pop of champagne corks, the last of the Iberian lynx, and our planet's climate all hang in the balance as we work on conserving the cork oak forests through rewarding landowners and farmers and promoting the continued use of cork material - which is in itself already a sustainable forest product!

Wherever you are, remember ! Use #YourPower 

Visit our polar blog. We celebrate Earth Hour as well.



Geração 'green' 

28.03.2015
Creative Commons License

Saturday, March 21, 2015

Participemos no Dia Mundial da Água




"Água, um presente da natureza".

Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de Março. A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. 

A água é o recurso do século XXI, sem o qual não existem natureza, produção de alimentos, saúde, indústria, urbanização, energia e, em último caso, vida. 

Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso e promover a sua sustentabilidade.

A data visa alertar as populações e os governos para a "urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso".



Rio Lima, Portugal | Ponte romana

A gestão dos recursos de água tem impacto em vários sectores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

As alterações climáticas têm provocado graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afectam a quantidade de água disponível mas também os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

Todos os anos é escolhido um tema para celebrar a data. Este ano de 2015, as discussões sobre os recursos hídricos serão centradas no tema:“Água e Desenvolvimento Sustentável”

Visa alertar para a necessidade urgente de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso em todas as áreas da nossa vida.


ETAR

Actividade pedagógica para crianças:

A Simtejo e a Junta de Freguesia de Alcântara vão abrir as portas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara a 150 crianças que frequentam a Componente de Apoio à Família da Escola de Santo Amaro e da Escola Raul Lino. 
A iniciativa pretende sensibilizar para a importância de preservar à água, um recurso escasso essencial à vida.
De 23 e 25 de Março, as crianças das escolas da Freguesia de Alcântara vão conhecer o papel determinante da actividade de uma ETAR no ambiente, ao garantir o tratamento das águas residuais e a devolução das águas tratadas em equilíbrio com o meio receptor.

Juntar-se-ão actividades lúdico-pedagógicas para os alunos, tais como uma peça de teatro “O Ciclo da Água” e o filme “A água é um mundo fantástico” que terminarão com a expressão artística numa tela gigante criada pelas crianças sobre tudo o que viram e ouviram, comemorando a água e o ambiente.
Junte-se à campanha 2015 para consciencializar as pessoas sobre a água. 
Saiba mais sobre o tema do Dia Mundial da Água e junte-se às celebrações globais, organizando um evento.


Infographic | Unesco
Actividades:

  • Através da UN Water – Agência das Nações Unidas para a Água – a ONU convida todos a fazerem parte das celebrações do Dia Mundial da Água através da hashtag  #WaterIS e criar um slogan.
  • Uma das iniciativas convoca todas as pessoas a fazerem uma selfie com a tag #WaterIS. A foto deve ser publicada nas redes sociais – ou enviada para o email unwater@un.org – e ser acompanhada pela resposta à pergunta: “O que significa a água para si?”
  • Outra das iniciativas convida as pessoas , e seus amigos criar um trabalho de arte - imagem, fotografia ou vídeo - e enviá-lo para #WorldWaterDay, também através do email unwater@un.orgAs peças e filmes recebidos serão divulgados na página da campanha.
Pode também participar e contibuir nas redes sociais, usando as hashtags #WaterIs e #WorldWaterDay.




"Humanity needs water. A drop of water is flexible. A drop of water is powerful. A drop of water is in demand."
UN

Tomorrow, we celebrate the World Water DayWorld Water Day is marked on 22 March every year. 
"It’s a day to celebrate water. It’s a day to make a difference for the members of the global population who suffer from water related issues. It’s a day to prepare for how we manage water in the future."
UN
In 1993, the United Nations General Assembly designated 22 March as the first World Water Day. 22 years later, World Water Day is celebrated around the world every year, shining the spotlight on a different issue.
The theme of 2015 it’s about how water links to all areas we need to consider to create the future we want. 


Learn more about the theme and join the global celebrations by organizing your own event.
Join the 2015 campaign to raise awareness of water and sanitation. You can also participate and contribute on social media though the hashtags #WaterIs and #WorldWaterDay.

"To address the many challenges related to water, we must work in a spirit of urgent cooperation, open to new ideas and innovation, and prepared to share the solutions that we all need for a sustainable future."
Secretary-General Ban Ki-moon
Message for World Water Day 2015



Geração 'green'

21.03.2015
Creative Commons License

Sunday, March 15, 2015

Escolas : Concurso “Sim, as grandes ideias florescem na Primavera”




“Sim, as grandes ideias florescem na Primavera”.

A Tetra Pak e Compal, em conjunto com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), voltam a promover um concurso escolar que, em 2015, tem como mote: “Sim, as grandes ideias florescem na Primavera”.

Embora o prazo de inscrição já tenha terminado, isso não quer dizer que não possamos publicitar uma actividade que promove a criatividade dos alunos das escolas portuguesas. E como os trabalhos ainda estão em desenvolvimento, nada mais justo.

Poderemos assim incentivar outras entidades a criar outros eventos nesta área pedagógica.

Voltemos então ao nosso "Sim, as grandes ideias florescem na Primavera" e dirige-se aos alunos mais jovens : jardins de infância; 1º ciclo; 2º ciclo inclusive.

Símbolo FSC®

Esta actividade visa chamar a atenção para a importância de deposição das embalagens para alimentos líquidos no ecoponto amarelo e ainda para o símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak utilizadas pela marca Compal.
O concurso decorrerá entre os dias 15 de fevereiro e 22 de abril de 2015. Embora no site do concurso se faça referência até 21 Março:

Até 21 de Março, cria um jardim de flores original com embalagens da Tetra Pak e da Compal com o selo FSC®.


Embalagens

Actividade:

  • O jardim a concurso deverá ser construído com embalagens da Tetra Pak, identificadas com o seguinte selo:
Simbolo Tetrapak

  • Os elementos (flores, borboletas, pássaros, arbustos, etc.) incluídos não jardim deverão ser construídos com embalagens da Tetra Pak da marca Compal e deverão exibir a marca FSC®:
fsc

  • É permitido utilizar materiais complementares como colas, tintas ou cordéis, e ainda criar estruturas em arame, ou outro material, desde que este não se destaque no jardim.
  • Não existem medidas obrigatórias para o tamanho do jardim, ficando este aspeto ao critério de cada participante.
  • No mínimo será necessário apresentar 2 flores.
Informações:
Até 22 Abril 2015 deverão ser enviadas 4 fotografias através da plataforma Eco-Escolas.

Fotografias: 
As fotografias devem apresentar:


  • O registo do processo de construção do jardim;
  • O jardim (ou no mínimo as 2 flores);
  • O detalhe de um elemento onde seja visível uma embalagem da Compal e a marca FSC®;
  • A turma/grupo com o jardim (opcional).
É ainda solicitada uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do jardim (materiais, metodologias e intervenientes).

Nota: As escolas que participem e os seus professores coordenadores serãO passatempo decorrerá entre os dias 15 de fevereiro e 22 de abril de 2015.o responsáveis por assegurar a autorização dos encarregados de educação da publicação de fotografias de crianças e jovens. 

Participantes:
O concurso é direccionado para as escolas pertencentes à rede Eco-Escolas, sendo considerados 2 escalões:
  • escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo;
  • escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive);

Cada escola deverá organizar-se conforme melhor entender, podendo realizar um ou mais jardins. No entanto, apenas poderá ser submetido um trabalho por escola.

Datas:
Inscrição: até 28 de Fevereiro (embora se faça referência até 21 Março)
Envio dos trabalhos: até 22 de Abril
Comunicação dos resultados: até 1 de Maio 

Júri | Prémios:
Consultar o site oficial aqui

This is a contest for Portuguese students who belong to Echo-Schools (Portugal). 
It promotes recycling some materials building small gardens.


Geração green

15.03.2015

Creative Commons License