Juntando-se ao movimento lançado pelas Nacões Unidas, denominado Dia Internacional para a Redução de Catástrofes que celebra este ano o seu 25º aniversário, a Terra Treme é um exercício público de preparação e autoproteção para o risco sísmico, com a duração de um minuto, durante o qual os cidadãos, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas) são convidados a participar.
Em Portugal, é organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, em parceria com diversas entidades, públicas e privadas.
Segundo a ANPC, o exercício tem a duração de um minuto e pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, ajudando a conhecer e praticar os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.
O exercício A Terra Treme é inspirado na iniciativa Shake Out, que nasceu na Califórnia, em 2008, e se espalhou para outros estados e países.
Em 2013, envolveu 25 milhões de pessoas, 70% das quais em escolas. Nalguns países com forte risco sísmico, como a China, Japão e Chile, o invesimento na preparação individual reflecte-se na atitude dos cidadãos perante um terramoto, com menor tendência para saírem a correr em desespero.
Em Portugal, é o segundo ano em que se faz este tipo de exercício – que é diferente de um simulacro de sismo. Num simulacro, o que se testa é sobretudo a capacidade do sistema de socorro. Neste caso, o foco está no cidadão comum.
No dia 13 de outubro, pelas 10:13 horas, onde quer que esteja, execute os 3 gestos que protegem!
Eis o que todos temos que fazer:
- Baixar para evitar uma queda,
- Abrigar sob uma mesa,
- Esperar um minuto até que o sismo passe.
Se todos nós aderirirmos em força, muitas mortes ou ferimentos podem ser evitados num terramoto real.
Num sismo, o desespero pode fazer com que qualquer um corra para a rua, com medo de que a casa lhe caia em cima. Mas o mais seguro, segundo a ANPC, é proteger-se logo que o tremor é sentido.
Como vimos pela imagem, a primeira atitude é baixar-se, para evitar que o corpo seja derrubado ou arremessado contra o chão.
Depois, deve-se procurar refúgio debaixo de uma mesa sólida e lá permanecer até que o sismo passe.
“Se estivermos dentro de casa, é esta a atitude mais segura”, (...) “Há um consenso sobre o facto de grande parte dos danos corporais num sismo ter a ver com a queda de objectos sobre as pessoas”.
Anabela Saúde, responsável pela área da comunicação na ANPC.
Mas o objectivo maior é que esse minuto motive as pessoas a falar mais sobre os sismos e a levar em conta um conjunto de “fases” de preparação para o risco sísmico, que em Portugal é elevado.
A data escolhida coincide com o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, com que as Nações Unidas chama anualmente a atenção para a problemática dos desastres naturais.
No ano passado, a iniciativa A Terra Treme mobilizou cerca de 100 mil pessoas. Para o exercício do próximo dia 13, segunda-feira, havia até ao fim da tarde da passada segunda-feira, 67 inscrições, envolvendo dez mil pessoas.
Os portugueses podem inscrever-se, individualmente ou em grupo, para o exercício através do site da internet
International Day for Disaster Reduction was launched 25 years ago but it’s proving to be an important rallying platform for this year’s celebration.
This year the focus of the International Day for Disaster Reduction 2014 (13 October) is on including people of all ages including older people and how they contribute to better understanding and planning of disaster risk in their communities. We want the IDDR 2014 Thunderclap to amplify inclusivity now and for the post-2015 framework on disaster risk reduction.
Millions of people worldwide will practice how to Drop, Cover, and Hold On at 10:16 a.m. on October 16* during Great ShakeOut Earthquake Drills!
You can join them today by registering for the 2014 Great Central U.S. ShakeOut. Participating is a great way for your family or organization to be prepared to survive and recover quickly from big earthquakes– wherever you live, work, or travel.
There are many ways for individuals, businesses, schools, faith-based organizations, community groups, scouts, and others to participate in the ShakeOut, to get prepared for earthquakes, and to share what you're doing with others so they can do the same. The links below have customized ideas for what you or your organization can do. Scroll down for basic instructions on how to plan your drill and get prepared.
Schools have many key roles during disasters, and when they are well prepared everyone benefits. Also, by holding their earthquake drills on the same day, they inspire the participation of many others.
The boxes here describe how schools and districts can plan for their drill, get prepared for earthquakes, and share what they are doing with others.
Let's participate all of us ! Drop cover and Hold on for 1 minute !
Vamos participar e praticar durante 1 minuto para estarmos preparados em caso de eventual catástrofe.
Participe !
Geração 'green'
12.10.2014
Let's participate all of us ! Drop cover and Hold on for 1 minute !
Vamos participar e praticar durante 1 minuto para estarmos preparados em caso de eventual catástrofe.
Participe !
Geração 'green'
12.10.2014
No comments:
Post a Comment