Sunday, February 17, 2013

Escolas : Meteorito caiu na Rússia







credit: NASA

Um meteoro desintegrou-se no passado dia 15 Fevereiro a cerca de 10 quilómetros de altitude sobre os Montes Urais, Rússia, provocando uma chuva de pequenos fragmentos na região de Chelyanbinsk e Sverdlovks, numa faixa de cerca de 500 quilómetros de extensão, atingindo seis cidades dos Montes Urais.

Os habitantes ouviram explosões na atmosfera e assistiram em pânico à queda de milhares de fragmentos que causaram o estilhaçar de vidros e o colapso do telhado de uma fábrica.





via Google Images Archives

Mais de 400 feridos, pelo menos 15 ( 3 crianças) em estado grave. As escolas e jardins de infância da região foram encerrados.

A queda deste meteoro antecedeu a passagem tangencial à Terra do asteróide 2012 DA14, de cerca de 45 metros de diâmetro, embora os cientistas considerem não haver uma relação estabelecida entre entres dois corpos celestes. 

O asteróide atravessou no final do dia o “anel” formado pelos satélites síncronos de comunicação e meteorologia, a cerca de 28.000 quilómetros de altitude.




O vídeo é uma compilação de diferentes filmagens da passagem do meteoro divulgadas pela Russia Today





via Google Images Archives


A meteor streaked through the skies above Russia's Urals region Friday morning before exploding with a flash and boom that shattered glass in buildings and left about 1,000 people hurt, authorities said. Read more on CNN here

Estranha coincidência! No mesmo dia, dois fenómenos invulgares que encheram as manchetes de todos os meios de comunicação social.

Os astrónomos terão certamente muito para dizer e estudar. Mas o director do Observatório Astronómico de Lisboa disse à Lusa não haver nada que ligue o meterorito que caiu na Rússia ao asteróide que passou perto da Terra nesse mesno dia.

Geração 'green'
17.02.2013
Creative Commons License
source: video AFP (traduction Portuguese (Brazil) 

No comments: