Elefante africano
Assinala-se hoje, 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente. O Dia Mundial do Ambiente celebra-se desde 1974 e desenvolveu-se em torno de uma "uma plataforma para a sensibilização de tomada de acção relativamente a assuntos cada vez mais urgentes, desde a poluição marinha ao aquecimento global, passando pelo consumo sustentável e o crime contra a vida selvagem."
Milhões de pessoas em todo o mundo sentiram-se motivadas a agir pelo "dia das pessoas" e unem cada vez mais as suas actividades num movimento global, através do website em constante expansão do DMA e das redes sociais.
Promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, o tema 2016 é: ‘Go Wild for Life - Lutar pela Vida Selvagem - Comércio Ilegal da Fauna e da Flora Selvagens’ que visa sensibilizar para a problemática da caça furtiva e comércio ilegal de espécies em extinção, bem como a necessidade de um compromisso político à escala global com vista à protecção da vida selvagem.
O crescente tráfico ilegal de produtos de vida selvagem está a destruir a rica biodiversidade do planeta Terra, roubando a nossa herança natural e levando espécies inteiras ao perigo de extinção.
"A matança e o tráfico ilegal também estão a minar economias e ecossistemas, alimentando o crime organizado, bem como a corrupção e insegurança em todo o mundo."
Tartaruga marinha
O crime contra a vida selvagem põe em perigo os icónicos elefantes, rinocerontes, tigres, gorilas e tartarugas marinhas. Em 2011, uma subespécie do rinoceronte-de-java extinguiu-se no Vietname, e os últimos rinocerontes negros ocidentais desapareceram dos Camarões no mesmo ano. Os grandes primatas desapareceram da Gâmbia, do Burkina Faso, do Benim e do Togo, e outros países seguir-se-ão em breve.
Vítimas menos conhecidas incluem o calau-de-capacete e o pangolim, bem como as orquídeas selvagens e madeiras como o pau-rosa - as flores e madeira também são consideradas vida selvagem! Apesar das campanhas de sensibilização e protecção, muitas espécies continuam em risco e será necessário um esforço dedicado e sustentado por parte de cada um de nós para inverter esta tendência.
O tema do DMMA deste ano - Selvagem pela Vida - incentiva as pessoas a celebrarem todas as espécies ameçadas e a agirem por sua conta para ajudar a protegê-las para as gerações futuras. Pode ter a ver com animais ou plantas ameaçadas na sua área local ou a nível nacional ou global - muitas extinções locais acabarão por se traduzir numa extinção global! Quem quer que seja, e onde quer que viva, mostre tolerância zero em relação ao tráfico ilegal de vida selvagem com uma palavra ou ação, e faça a diferença.
Angola foi o país nomeado para sede oficial das celebrações do Dia Mundial do Ambiente, em 2016.
Dia Ambiente 2016
Elefantes
Um dos motivos que levaram à escolha deste país foi o conjunto de acções tomadas para conservar e aumentar a população de elefantes.
Angola tem grandes riquezas ambientais, como uma costa intocada e florestas e prados. A vida selvagem do país inclui leões, grandes primatas e a palanca-negra-gigante, uma espécie ameaçada que se encontra apenas em Angola e que foi considerada ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Espera-se que o Grande Censo de Elefantes revele os resultados do estudo de Angola nos próximos meses.
Papagaio-cinza
As aves incluem o Papagaio-Cinzento africano, cujo declínio em todo o continente se atribui à caça ilegal para serem comercializados como animais de estimação.
A APA – Agência Portuguesa do Ambiente associa-se às celebrações desta efeméride, desenvolvendo vários eventos, por iniciativa própria ou em cooperação com diversas entidades públicas e da sociedade civil.
Saiba os eventos a nível internacional no Programa das Nações Unidas para o Ambiente
Registe a sua actividade aqui.
Registe a sua actividade aqui.
World Environment Day (WED) is the United Nations’ most important day for encouraging worldwide awareness and action for the protection of our environment. Since it began in 1974, it has grown to become a global platform for public outreach that is widely celebrated in over 100 countries.
Above all, WED serves as the ‘people’s day’ for doing something to take care of the Earth or become an agent of change. That ‘something’ can be focused locally, nationally or globally; it can be a solo action or involve a crowd – everyone is free to choose.
Ape
Each WED is organized around a theme that focuses attention on a particularly pressing environmental concern. WED 2016 is themed on the illegal trade in wildlife under the slogan ‘Go Wild for Life'.
The logo and other materials are available for download here.
The logo and other materials are available for download here.
Every WED has a different global host country, where the official celebrations take place. WED highlights the environmental challenges facing that country, and supports the effort to address them. This year’s host is Angola. Read more here
Geração 'green'
05.06.2016
No comments:
Post a Comment