Heinze Plenge | Reuters
Nas praias do Peru deram à costa 1200 aves mortas, nas últimas duas semanas! São sobretudo pelicanos e o caso está a preocupar as autoridades porque, antes das aves, um fenómeno semelhante aconteceu com golfinhos, ao longo dos últimos meses. Já se contam cerca de 800 golfinhos.
AP | Nestor Salvatierra
A causa da morte de todos estes animais ainda é desconhecida, pelo que os técnicos que estão a limpar as praias usam máscaras, luvas e todo o equipamento utilizado nos casos em que se teme qualquer tipo de contaminação.
O Ministério da Saúde peruano, que lançou o alerta sanitário, informou que a possibilidade poder tratar-se de gripe das aves já foi excluída.
Os testes preliminares aos pelicanos mortos que deram à costa apontaram para a malnutrição como possível causa, segundo as entidades sanitárias peruanas.
No entanto, até haver certezas sobre o que está a provocar este aparecimento de animais mortos na costa - e a relação entre as aves e os golfinhos mortos - o Governo aconselha cuidados redobrados.
E assim, adverte os cidadãos e os turistas para que não se aproximem das praias.
A época alta do turismo no Peru já acabou, mas as ondas do Pacífico continuam a ser uma atracção para alguns surfistas. O alerta sanitário não os tem impedido de entrar na água, uma vez que o Governo não impôs a proibição de utilização das praias. Apenas um alerta para que ser evite ir à praia.
UCN Red List em 2008
Em 1997, o Peru já tinha vivido uma situação semelhante, também com grandes quantidades de pelicanos a darem à costa mortos. Na altura, a culpa foi atribuída ao El Niño, que alterando os padrões climáticos daquela zona tinha levado à redução da disponibilidade de anchovas, alimento destas aves.
Apesar desta última ser a hipótese mais equacionada pelos especialistas, eles não explicam que o Peru é o maior produtor de um dos principais adubos naturais e totalmente orgânicos encontrado no mundo: o guano, feito dos excrementos de pássaros, uma alternativa ecológica aos fertilizantes químicos.
Actualmente a produção de guano enfrenta alguns problemas derivados da pesca excessiva de anchovas, principal alimento das aves, o que pode fazer diminuir a sua população ou então fazer com que morram por falta de alimento, como estes pelicanos.
Estas mortes de aves e de golfinhos deixam-nos muito penalizados. É que a Humanidade não respeita a fauna e a flora do planeta. Tantos animais mortos!
O que fará parar os Homens?!
In Peru were found dead on beaches hundreds of pelicans anddolphins without a reason, apparently. Climate changes and no food are between the real causes.
Tourists and population are advised not to go to the beaches during the research.
Geração 'green'
07.05.2012
No comments:
Post a Comment