O núcleo regional da Guarda da Quercus-ANCN, a Associação Transumância e Natureza, hoje Reserva Faia Verde e a Árvores de Portugal (AP) convidam todos os cidadãos do concelho da Guarda a participar, no próximo dia 24 de Março, numa caminhada que visa chamar a atenção para a salvaguarda do monumental castanheiro de Guilhafonso.
Esta iniciativa surge no seguimento do comunicado emitido, em conjunto pela AP e pela ATN, em Dezembro passado.
créditos: várias organizações
"As acções de sensibilização são uma ferramenta importante para fomentar uma mudança de atitudes, com vista a comportamentos mais sustentáveis. Apesar da sensibilização por si só não levar a mudanças permanentes, é um passo importante para a consciencialização dos cidadãos relativamente aos problemas ambientais contemporâneos."
Um exemplo deste tipo de acções é a “caminhada do Dia da Árvore”. Neste contexto, escolhemos um trilho que nos leva ao "Castanheiro de Guilhafonso", um belo e antigo exemplar, classificado como árvore de interesse público. Recententemente alertámos para os problemas que esta árvore tem e o estado de degradação em que se encontra. Assim, num acto puramente simbólico, iremos plantar um castanheiro no mesmo local. Pretendemos ainda assinalar o dia “Limpar Portugal".
"A povoação de Guilhafonso, a poucos quilómetros da cidade da Guarda, possui o maior castanheiro da Europa.
A impressionante árvore é motivo de curiosidade em qualquer período do ano mas na época das castanhas o seu porte majestoso suscita redobrado interesse.
Castanheiro de Guilhafonso
créditos: Autor não identificado
O castanheiro de Guilhafonso, como é usualmente conhecido, é um inquestionável património florestal da região, aliás já classificado com “interesse público”.
Localizado a escassas centenas de metros da estrada nacional que liga a Guarda a Pinhel, este exemplar de uma espécie que se distribui por esta zona beirã deverá ter mais de 400 anos.
Para abraçar o seu tronco “são necessárias sete ou oito pessoas”, (...) “Dizia-se, antigamente, que esta árvore resultou da junção de dois castanheiros, cujos troncos, por estarem muito juntos, se envolveram um no outro”
Celeste Pereira, Diário As Beiras
Indicações:
- Caminhada pelo castanheiro de Guilhafonso, comemorar o dia da árvore
- Plantação de um castanheiro
- Limpeza do lixo durante o percurso
Dia: Sábado, 24 de Março de 2012
Horário: 9:00 até 16:00
🌳
Percurso: De Rasa, Guarda, até ao Castanheiro de Guilhafonso.
|
The village of Guilhafonso, a few kilometers from the city of Guarda, on the northeast of Portugal has the largest chestnut in Europe. Guilhafonso chestnut has more than 400 years. And it is in danger.
Some environmental organizations are inviting the citizens of the country for a walk to the chestnut to claim the protection of the ancient tree, the greatest of Europe.
Geração 'green'
Referências:
O Correio da Guarda, O Castanheiro de Guilhafonso
No comments:
Post a Comment