'Urso Polar' na entrada de Cairn Energy
Activistas de Greenpeace bloquearam a entrada da companhia petrolífera escocesa "Cairn Energy" com um modelo de urso polar em tamanho real.
Greenpeace contesta a actividade da companhia no Árctico. Assim, um barco da organização está a monitorizar o equipamento da companhia, Leiv Eiriksson, acompanhando-o no seu trajecto ao longo do Iceberg Alley para a baía Baffin, onde a companhia vai fazer novas explorações de petróleo.
Cairn Energy at the Arctic
O Liev Eiriksson planeia fazer furos numa área de 1.500 metros, a profundidades semelhantes às que a BP fez no Golfo do México.
No entanto, no ano passado, quando a "Cairn Energy" começou as operações nas águas da Gronelândia, apenas tinha 14 navios capazes de lidar com um derrame.
E os activistas de Greenpeace lembram que, no terrível desastre ambiental no Golfo do México, a BP necessitou de 6.500 barcos e 50 mil pessoas para dar resposta à catástrofe.
Entretanto, três grupos ambientalistas, a WWF, os "Amigos da Terra" (Escócia), e Greenpeace (UK) do Reino Unido, escreveram uma carta ao CEO da petrolífera para que mostrasse os planos de resposta da companhia.
Greenpeace Activists are demanding an end to reckless deepwater oil drilling and taking bold action to stop the oil rig Leiv Eiriksson as it departs Turkey to the Arctic waters of Greenland to begin drilling. Read more here
Geração 'Green'
29.05.2011
Créditos: video Greenpeace
Referências:
TvNet
Greenpeace International