Sunday, May 29, 2011

Greenpeace atenta ao Árctico




'Urso Polar' na entrada de Cairn Energy


Activistas de Greenpeace bloquearam a entrada da companhia petrolífera escocesa "Cairn Energy" com um modelo de urso polar em tamanho real.  

Greenpeace contesta a actividade da companhia no Árctico. Assim, um barco da organização está a monitorizar o equipamento da companhia, Leiv Eiriksson, acompanhando-o no seu trajecto ao longo do Iceberg Alley para a baía Baffin, onde a companhia vai fazer novas explorações de petróleo.


Cairn Energy at the Arctic

O Liev Eiriksson planeia fazer furos numa área de 1.500 metros, a profundidades semelhantes às que a BP fez no Golfo do México. 

No entanto, no ano passado, quando a "Cairn Energy" começou as operações nas águas da Gronelândia, apenas tinha 14 navios capazes de lidar com um derrame. 

E os activistas de Greenpeace lembram que, no terrível desastre ambiental no Golfo do México, a BP necessitou de 6.500 barcos e 50 mil pessoas para dar resposta à catástrofe.


Entretanto, três grupos ambientalistas, a WWF, os "Amigos da Terra" (Escócia), e Greenpeace (UK) do Reino Unido, escreveram uma carta ao CEO da petrolífera para que mostrasse os planos de resposta da companhia.


Greenpeace Activists are demanding an end to reckless deepwater oil drilling and taking bold action to stop the oil rig Leiv Eiriksson as it departs Turkey to the Arctic waters of Greenland to begin drilling. Read more here



Geração 'Green'
29.05.2011


Créditos: video Greenpeace

Referências:
TvNet

Greenpeace International

Saturday, May 07, 2011

Hamburgo: Capital Verde Europeia 2011




Hamburgo - Capital Verde Europeia 2011

Hamburgo, a 2ª cidade alemã, foi escolhida como a Capital Verde Europeia de 2011. A estrutura de transportes e a meta ambiciosa de redução nas emissões de carbono foram factores importantes que motivaram a escolha.



O condado, localizado no norte da Alemanha, pretende reduzir em 40% as suas emissões até 2020 e em 80% até 2050, comparado à quantidade que era emitida em 1990. Actualmente a cidade já alcançou níveis respeitáveis, com a redução de 15%.

Para que essa eficiência fosse alcançada foi feito um replaneamento na estrutura dos edifícios e uma mudança na matriz energética nos meios de transporte. Os veículos pesados passaram a contar com motores híbridos e existe um estudo de mudança nos combustíveis dos barcos, para que as transformações ambientais sejam ainda mais efectivas. O governo também pretende encontrar uma maneira de usar gás natural no transporte marítimo.





Os transportes públicos em Hamburgo são totalmente eficientes. Existe uma paragem de autocarros a cada 300 metros de qualquer habitante. 

A cidade utiliza dois autocarros híbridos e outros oito estão em fase de testes. Outro transporte colectivo de destaque é o S-Bahn, espécie de comboio elétrico alemão, que tem como fonte energética a hidro-energia.



A cidade também é exemplo na preservação das áreas verdes, que ocupam 28% de seu território. As terras cultivadas, parques e áreas verdes públicas compõem 41% da área municipal, que possui 240 mil árvores. Todos esses factores colaboram para que a qualidade do ar seja considerada muito boa.

O local é um alvo bastante escolhido por cientistas e pesquisadores para os estudos climáticos. A Universidade de Hamburgo abriga actualmente mais de 450 cientistas no Centro de Ciências Marinhas e Atmosféricas, que também é conhecido como campus do clima.


Hamburg has been awarded European Green Capital 2011 by the European Commission. By displaying various best practice examples, Hamburg is proving how even a highly industrialised port city can succeed in combining ecological sustainability with economic growth. 


Throughout this year, the north German port city of Hamburg will demonstrate how economic and ecological objectives can be reconciled. 

Hamburg is the centre of Germany's insurance, internet and newspaper industries.

Geração 'Green'
07.05.2011

Creative Commons License