Sunday, December 18, 2011

Árvores do Parque Nacional da Peneda-Gerês






No ano do 40º aniversário do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que coincide com o Ano Internacional das Florestas, o Fundo Para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS) acaba de editar o livro "Ávores do Parque Nacional da Penede-Gerês", da autoria de Miguel Dantas da Gama.

Tendo por objectivo ser mais do que um guia sobre as árvores autóctones do único parque nacional português (inclui anotações históricas, dados de distribuição, fichas técnicas e de identificação). 

"São nesta obra retratados os exemplares que, pela sua idade, porte e maior raridade, se encontram entre os mais representativos da vegetação arbórea desta área protegida." 

Contém a descrição de mais de 30 espécies nativas que é antecedida por uma introdução sobre os bosques naturais em que elas ocorrem, nomeadamente os carvalhais. 


Árvores do Parque da Peneda-Gerês


"Árvores do Parque Nacional da Peneda-Gerês" é também um contributo para a preservação da vida selvagem desse espaço natural, o Parque Nacional Peneda-Gerês, na medida em que valoriza verdadeiros ícones vivos do seu património, alertando por outro lado, para os efeitos dos fogos sobre exemplares tão valiosos como são alguns teixos e azevinhos.

Pode ver algumas imagens das páginas centrais do livro aqui

Uma obra muito importante, sem dúvida, para o estudo das espécies autóctones que será uma excelente ferramenta para professores e alunos.
educa

An excellent book about native trees at National Park and Reserve Peneda-Gerês 

Gerês is already part of international nature conservation networks, such as Biogenetic Reserves (Council of Europe), Ramsar Sites (Ramsar Convention), Biosphere Reserves (MAB/UNESCO) and sites covered by the Convention Concerning the Protection of Wortd Cutturat and Naturat Heritage (UNESCO).


Créditos: livro FAPAS


Geração 'green'
13.11.2011

Creative Commons License


Referências | References:

FAPAS

No comments: