Saturday, April 29, 2017

Lembra-se da Gata Tama, chefe de estação de Kishy ?






Tama, chefe de estação de Kishy
Kinokawa, Japão.

Pois é. Nós até já tinhamos feito aqui uma homenagem à Gata Tama, quando ela morreu em 22 Junho 2015.

Hoje é a vez do motor de busca Google celebrar com um Doodle o 18º aniversário de Tama. Imaginem! Pois ela merece, já que salvou os funcionários do desemprego e ajudou a economia da região com a enorme afluência de turistas.




Google Doodle 18º aniversário de Tama


O Doodle deste sábado, dia 29 de Abril 2017, assinala o 18º aniversário do nascimento da gata Tama. Tama, como se lembram era a chefe da estação Kishi em Kinokawa, no Japão. 

Sim, isso mesmo, uma gata chefe de estação e directora de operações de uma estação ferroviária! 

Felizmente, Tama servia mais como uma celebridade da estação e não chegava a dar ordens executivas nem tomava decisões. 

Tama, a gata nasceu no dia 29 de Abril de 1999 e morreu em 22 de Junho de 2015.




Homenagens a Tama, 2015
créditos: Chika Oshima/AP

Durante muitos anos, a estação ferroviária em Kinokawa teve muito pouco movimento de passageiros, fazendo com que os funcionários quase a fechassem em 2004. 

Até que em 2007, os japoneses tiveram a ideia de nomear a gata Tama que o chefe de estação Koyama adoptara entre outros gatos de rua, e passara a aimentá-los na estação.

O trabalho de Tama na estação era cumprimentar os passageiros. Tama, a nova celebridade local, atraiu multidões de viajantes para vê-la no seu escritório.





Tama no seu escritório, estação de Kishi

Por vezes, Tama usava um chapéu de chefe da estação ajustado à sua cabecita de gato e ficava sentada em cima da passagem dos viajantes, como que verficar os bilhetesem. Em vez de um salário, a ferrovia dava comida e hospedagem à gatinha.

O sucesso foi tal que em 2008 Tama foi promovida a chefe de estação super, e, com o novo cargo, ganhou um escritório com uma caixa de areia.

A decisão bizarra mas original dos funcionários acabou por salvar a estação do encerramento e ainda contribuiu muit0 para desenvolver a economia local.

Quando morreu em 2015, mais de 3 mil pessoas foram ao funeral da gatinha querida por todos e que continua a ser celebrada pelos japoneses. 

É que não é todos os dias que um animal tem um cargo tão importante como ser chefe de estação!





Nitama, ou Tama II na estsção Kishi
créditos: autor não identificado
http://en.rocketnews24.com/

Depois de Tama ter morrido, um novo gatinho chamado Nitama "Tama o II" mantém a estação popular e os passageiros sempre a pedir para tirar selfies com o gatinho.








Today’s Doodle celebrates little Tama, the beloved stationmaster of Kishi Station in Kinokawa, Wakayama, Japan.

For many years, the train station was lightly traveled, causing officials to close it in 2004. 






Tama. the cat
credits: AFP/ Getty Images

But in 2007, the railway appointed Tama the calico cat to be the stationmaster. 

The new local celebrity drew crowds of travelers to see her in her office, where she sometimes wore an official cat-sized cap. 

Not only did Tama draw tourists to her new cat-themed cafe and gift shop (even the station itself got a cat-themed makeover!), but her celebrity also kept the train service open for local residents.




Japanese honore Tama the cat
Kishy station
créditos: Chika Oshima/AP

Though Tama passed away in 2015, a new kitty called Nitama (or “Tama the second”) keeps the trains running and poses for selfies with passengers.  







Tama was born in the city of Kinokawa, and raised with a group of strays who lived near the station who were often fed by passengers, as well as by Toshiko Koyama, the informal station manager at the time. 

Koyama later adopted Tama, and when he was named official station master, he brought her into the organization with him.

Happy birthday Tama, the world’s first feline stationmaster! 


Geração 'green'

29.04.2017

Creative Commons License



No comments: