Monday, May 23, 2016

Dia Mundial das Tartarugas : Proteja !






créditos: Quercus

E hoje, dia 23 Maio, é Dia Mundial da Tartaruga. Celebra-se anualmente desde 2000 com o objectivo de sensibilizar e aumentar o conhecimento da população relativamente a esta espécie.

A celebração promovida pelAmerican Tortoise Rescue tem como objectivo chamar à atenção para esta espécie e aumentar o conhecimento e o respeito por tartarugas cágados e difundir o conceito de os ajudar a sobreviver e a se desenvolver.

O Dia Mundial da Tartaruga é comemorado em todo o mundo de muitas e variadas formas. Desde salvar tartarugas capturadas nas autoestradas, como para a investigação de actividades que façam mal ao seu habitat.





Cágado-mediterrânico

Em Portugal, existem duas espécies autóctones de tartarugas de água doce: o Cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) e o Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis).

Estas duas espécies partilham muitas vezes o mesmo habitat, sendo que o Cágado-de-carapaça-estriada é o mais raro e menos abundante, encontrando-se por isso em risco de extinção no nosso país. 






Cágado-de-carapaça-estriada
créditos: Naturlink

A tardia maturidade sexual das fêmeas associada a baixas taxas de fecundidade e a uma mortalidade infantil elevada implicam uma taxa de crescimento populacional muito baixa, colocando a espécie numa situação particularmente frágil e vulnerável perante eventuais impactes negativos.

"A Quercus lembra que duas das grandes ameaças a estas espécies são as capturas intencionais e acidentais e a introdução de espécies exóticas."




tartaruga exótica

Estas espécies são quase sempre capturadas ilegalmente, segundo a Quercus, para animais de estimação, fabrico de objectos ornamentais e alimentação. 

Os cágados são também alvo de perseguição por parte dos pescadores motivados pela crença popular de que estes se alimentam de peixes dulciaquícolas. 

Estas capturas ilegais são responsáveis por elevadas taxas de mortalidade que põem em causa a dinâmica das populações de cágados. Também as mortes acidentais causadas pelas redes e outras artes de pesca representam uma significativa ameaça.




tartaruga-da-florida
créditos: Rui Viana

A Quercus sabe que a introdução de espécies de tartarugas exóticas acontece e que a sua principal fonte é o comércio de animais de estimação. Estas espécies exóticas, das quais a Tartaruga-da-flórida representa um óptimo exemplo, apresentam uma baixa idade de maturação sexual, uma elevada fecundidade, maior agressividade e maiores dimensões do que as espécies autóctones, o que lhes confere uma elevada capacidade competitiva na obtenção de alimento e de locais de termorregulação e de nidificação.






Relembra a importância de nunca libertar animais ou plantas exóticas na natureza e contactar a Linha SOS Ambiente, se necessário!

A Quercus pede ponderação na aquisição de uma espécie exótica e aconselha a que esta deva ser baseada em informação das características biológicas da espécie para que mais tarde não deixemos de ter condições para continuar a mantê-la.

Já publicámos vários posts sobre a preservação das tartarugas: Tartarugas marinhas: espécies protegidas (2009); Tartaruga faz parar o trânsito para ser protegida (2010). E o mais recente (2016) Tartarugas voltam a casa, apesar da distância.

rais actualmente, um livro, Nos Olhos da Tartaruga (2017).




credits: Greenpeace

Each year, 23 May marks World Turtle Day. "And what better excuse (as if you ever needed one!) to celebrate the majesty of our leathery flippered friends?"





The day was created as an annual observance to help people celebrate and protect turtles (post 2010); tortoisesand (post 2009) and their disappearing habitats (post 2016) around the world.




Turtle Day
credits: unknown

Protect the turtles! Never buy a turtle or tortoise from a pet shop as it increases demand from the wild! Report of any turtle or tortoise of any kind less than four inches. This is illegal. Report the cruelty or illegal sales of turtles and tortoises to your local animal control shelter. 

Never remove turtles or tortoises from the wild unless they are sick or injured. 

Geração 'green'

23.05.2016

Creative Commons License


Referências/ References

Quercus/ Greenpeace/ Tortoise.com

No comments: