Wednesday, March 09, 2016

Eclipse Solar foi perfeito... para quem viu !




Solar Eclipse 9 March 2016
Doodler: Olivia Huynh

eclipse solar de 9 de Março de 2016 foi um eclipse total visível apenas no Sudeste AsiáticoAustrália e Oceano Pacífico. A totalidade foi visível em Indonésia, Austrália e algumas ilhas do Pacífico. 

Google celebrou este evento com um Doodle interactivo na págna principal dos países do Sudoeste Asiático.

eclipse total pode ser visto em poucos locais, da Indonésia ao norte da Austrália e ao longo de uma faixa curta do Oceano Pacífico. Cmp seria de prever pôs muita gente de nariz no ar para ver o Sol ser ocultado pela Lua às primeiras horas de dia 9 de Março, quando os relógios em Portugal ainda marcavam as 23 horas de dia 8 de Março.




credits: NASA/ Reuters/ AFP/ Getty Images

Milhares de pessoas assistiram hoje na Indonésia ao único eclipse total do sol de 2016, que também pôde ser visto parcialmente na maior parte do sudeste Asiático.

O eclipse começou a observar-se na ilha de Samatra, no oeste da Indonésia, às 06:20 (23:20 de terça-feira em Lisboa), e foi avançando para leste para dezenas de províncias nas ilhas do Bornéu, Célebes e Molucas, antes de entrar no Pacífico adentro.

Um dos lugares onde foi possível observar o eclipse total foi Palu, na região central das Célebes. Para lá se deslocou uma equipa de astrónomos liderada pelo espanhol Miquel Serra-Ricart, do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC).

O astrónomo explicou à agência Efe, ao telefone, que inicialmente era um eclipse "complicado" de "reduzido interesse" devido à instabilidade atmosférica habitual, mas que depois a visibilidade do dia o converteu num dos melhores.




"Foi impressionante. Não me recordo, desde o de 2008, na Rússia, de um eclipse tão límpido, sem nuvens, com um ar tão transparente", 
Serra-Ricart

Uma equipa da NASA também viajou para a Indonésia para observar o fenómeno, que despertou a curiosidade não só de cientistas mas de milhares de turistas.


credits: NASA/ Reuters/ AFP/ Getty Images

Os eclipses do sol têm lugar quando, a partir da perspetiva da Terra, a Lua passa à frente do sol, ocultando-o. Dependendo do ponto do planeta onde se encontra o observador, o fenómeno pode ser total, anular ou parcial.

Today, the total solar eclipse felt on the south Pacific Ocean and parts of Indonesia, Sumatra, Borneo and the islands of Sulawesi and Halmahera. These countries will be able to see the moon block the Sun this evening, around 5:30 local time. 

Google celebrated the Solar eclipse with an interactive Doodle. You recognized it on the top of this post.

"It's a bird, it's a plane, it's a total solar eclipse! A solar eclipse happens when the moon's orbit crosses between the Earth and the Sun.

Because the moon blocks the Sun's light, it casts a shadow on part of the world. In Hawaii, only about 63% of the Sun will be blocked, which is called a Partial Solar Eclipse."

Doodler Olivia Huynh 





Reuters/Beawiharta TPX

Today, the total solar eclipse felt on the south Pacific Ocean and parts of Indonesia, Sumatra, Borneo and the islands of Sulawesi and Halmahera. These countries will be able to see the moon block the Sun this evening, around 5:30 local time. 

Geração 'explorer'

09.03.2016

Referências: 
Observador | Sapo Tek

No comments: