Saturday, June 13, 2015

Caudal Rio Tejo preocupa ambientalistas ibéricos




rio Tejo
créditos: Paulo Constantino

O movimento proTejo associou-se ontem, dia 14 Junho 2015, aos alertas dos ambientalistas espanhóis sobre a diminuição de cauda do rio na zona de Toledo. Espera contribuir na participação pública do Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Constantino, porta-voz do movimento, informou estar para "breve" o início da participação pública, que deverá durar seis meses, com o  objectivo de perceber quais podem ser as alterações, e apresentar contribuições para a parte portuguesa do maior rio da Península Ibérica.
Por agora, o grupo português acompanha a situação em Espanha, onde essa participação pública já se iniciou, multiplicado-se alertas como o de ontem da Plataforma em Defesa do Tejo.
O movimento referiu que o rio "esgota-se" ao passar pela província de Toledo, em Espanha, devido a mais uma seca e ao transvase para a barragem de Segura.

rio Tejo
Em declarações à agência noticiosa EFE, o porta-voz da plataforma, Miguel Ángel Sánchez qualificou de "inaceitável" que a bacia do Tejo esteja seca, com cerca de 40 mil quilómetros quadrados na província de Toledo.
Caso a situação continue, alertou Sánchez, poderá registar-se um "desastre ecológico de enorme magnitude", que será "trágico" para os ecossistemas aquáticos.


No final de Maio, o Movimento ProTejo tinha insistido na necessidade da "revisão dos caudais mínimos" do rio Tejo previstos na Convenção de Albufeira (CA), afirmando que os mesmos são insuficientes para manter o bom estado ecológico da água.
Segundo o dirigente ambientalista, "são de manter as medidas que o proTejo já apresentou, em 2012, nas alegações ao Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo, designadamente a revisão dos caudais mínimos do rio Tejo.


Os portugueses também já apoiaram o pedido de anulação do Plano Hidrológico espanhol para o Tejo, interposto por uma rede associativa´. E criticou a existência de planos nos dois países, por "quebrarem o princípio da unidade de gestão".
A plataforma já pediu que se investigue a situação do rio aos responsáveis. E a 22 de Junho irá deslocar-se novamente a Bruxelas para discutir uma das queixas apresentadas junto das autoridades europeias.


Tejo river
credits : Paulo Constantino

Spanish and Portuguese environmentalists are concerned about the flow of the river Tejo wich begins in Spain and ends in Portugal. 

The flow rate is drastically declining especially among the city of Toledo, in Spain.

Two environmental movements of Spanish and Portuguese citizens are participatingof a public participation, which is expected to last six months, in order to understand what may be the changes, and to provide input for the Portuguese part of the largest river of the Iberian Peninsula.



Tejo river, Portugal & Spain

For now, the Portuguese group monitors the situation in Spain where such public participation has already begun, multiplied up alerts like yesterday on the Platform in Defense of the Tagus river.

The movement said that the river "runs out" when passing through the province of Toledo, Spain, due to more drought and diversion of  Safe Dam.


Geração 'green'

13.06.2015
Creative Commons License

No comments: