Sunday, August 18, 2013

Pausa: Férias !




Agosto! Tempo de férias. Em Portugal, bem como em muitos países da Europa, alunos e professores retemperam suas energias.

É tempo de fazer uma curta pausa neste blogue. Prometemos voltar em Setembro!

Nada melhor do que deixar este video que celebra o Dia Mundial da Fotografia 2013.


Pois! Para os que não sabem ou esqueceram, 19  Agosto é Dia Mundial da Fotografia que se celebra desde 1839, numa iniciativa do governo francês  que considerou a fotografia como uma prenda livre para o mundo depois da  célebre invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.

Deixamos ainda algumas fotos encantadoras de animais para que possam apreciar a verdadeira beleza do nosso planeta. E a incrível arte de quem faz Fotografia!



foto: Autor não identificado



foto: Autor não identificado



foto: Leonore Sobota | AP



foto: Mircea Costina | Rex Features

Gostam? Fantásticos fotógrafos, não é mesmo! Merecem ter um dia que lhes é dedicado.

Ah! Não esqueçam de visitar o nosso blogue Educação Polar aqui 

In Portugal, as in most European countries, August is school time-out season. The students are on vacation. Teachers are on vacation too but preparing already their lessons for next school season.

We will be back in September!

Until there, watch this beautiful non profit video dedicated to the made to World Photography Day which is celebrating each year on August 19.

On August 19, 1839, the French Government announced the Invention of Photography as a gift "Free to the World" after to celebrate Louis Daguerre's invention in 1837.

We hope this video will motivate and inspire all photographers in the world to take pictures.

Of course! Here some photos of different animals that inspired awesome photographs!

Oh! By the way, please visit our blog Polar Education here


Have fun! See you soon! On September!


Geração 'green'

19.08.2013

Creative Commons License

Saturday, August 10, 2013

Chuva de estrelas cadentes: Não perca!



Perseid 2012
photo: Credits Jeff 

Tal como em 2009 publicámos, uma chuva de estrelas cadentes poderá ser visível mais uma vez, durante este fim-de-semana!
O fenómeno repete-se todos os anos, por esta altura, e pode ser observado à vista desarmada, durante a noite, com céu limpo e muito escuro, fora das cidades, num local exterior amplo como o campo.
A passagem da Terra pela órbita do cometa "Swift-Tuttle" origina esta chuva de estrelas cadentes, as "Perseidas", que pode ser visível a olho nu neste fim-de-semana e na segunda-feira, dia de maior actividade.

Segundo o director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Rui Agostinho, as previsões meteorológicas apontam para que haja "condições óptimas" de visibilidade da "Perseidas", uma das chuvas de estrelas cadentes mais importantes.
A "Perseidas" terá o seu pico de actividade na segunda-feira, dia 12 Agosto, ao emitir uma média de 110 meteoros por hora. Contudo, de acordo com Rui Agostinho, pode ser vista a olho nu também hoje, sábado e amanhã domingo, com uma média de 80 a 90 meteoros por hora. No céu, a chuva de estrelas cadentes ou meteoros surge como uma série de rasgos luminosos.


Perseides 2007
photo: Wikipedia

De acordo com o OAL, a "Perseidas" é popularmente conhecida como "Lágrimas de São Lourenço", em homenagem ao santo que se festeja a 10 de Agosto. 
O seu nome científico deve-se ao ponto do céu de onde parece vir - o radiante -, localizado na constelação de Perseus.
A chuva de estrelas cadentes, cientificamente designada como 'chuva de meteoros', acontece quando a Terra cruza um enxame de meteoroides, neste caso na órbita do cometa Swift-Tuttle.
Os meteoros, segundo o portal do OAL, são fenómenos luminosos resultantes da entrada na atmosfera da Terra de um corpo sólido proveniente do Espaço. O corpo aquece, ioniza a atmosfera e deixa um rasto de luz.
Os meteoroides são "objectos sólidos que se deslocam no Espaço interplanetário", com "dimensões consideravelmente mais pequenas do que as de um asteroide e bastante maiores do que as de um átomo ou molécula".
O Observatório Astronómico de Lisboa refere que há registo de "Perseidas" desde os séculos VIII, IX e X. Porém, só em 1835 o astronómo belga Adolphe Quételet (1796-1874) mostrou que era uma chuva regular.
Na lista de chuvas de estrelas cadentes mais importantes figuram, além da "Perseidas", a "Quadrântidas", a "Leónidas" e a "Gemínidas", com picos de actividade a 04 de Janeiro, 18 de novembro e 14 de Dezembro, respectivamente.
A "Gemínidas" não está associada a um cometa, mas ao asteroide (corpo rochoso e metálico) "Faetonte".



Persseid 2012
Snowy Range, Wyoming

photo: Credit David Kingham Photography
Every August, just when many people go vacationing in the country where skies are dark, the best-known meteor shower, makes its appearance. 

This year, the Perseid meteor shower is expected to reach its peak overnight on Monday, August 12, and there are some key tips to keep in mind for your "shooting stars" viewing.

Read more on Space.com

Já que estamos de férias, e mutos de nós no campo, apreciemos então este magnífica chuva de estrelas.

Geração 'green'

10.08.2013

Creative Commons License

Referências: Ciência Sapo | LUSA