Saturday, October 20, 2012

e-Atlas: áreas conservação das aves marinhas



e-Atlas Marine Species
Foi lançado o Atlas online, que engloba 3000 áreas Importantes para as Aves (IBA – Important Bird Areas).
Reúne informação importante, não só para a prática de conservação e/ou para os legisladores, com também para planeamento de projectos energéticos – parques eólicos, ou exploração de gás e petróleo -, gestão das pescas, planeamento da gestão da poluição marinha e para a indústria dos seguros, avança a BirdLife no seu sítio web.

BirdLife | Data zone
"As IBAs são áreas essenciais para a conservação das aves marinhas, que constituem o grupo de aves mais ameaçado e cuja protecção apresenta grandes dificuldades pelo facto das espécies em causa cobrirem distâncias muito grandes, passarem longos períodos no mar e serem afectadas por inúmeros factores. Mas as IBAs também beneficiam inúmeras espécies de grupos que não o das aves e os habitats a que estão associadas."
Devido à larga abrangência das IBAs, o e-Atlas contribuirá para a conservação do meio marinho e portanto, para o cumprimento do objectivo de proteger 10% das áreas marinhas e costeiras até 2020, definido no âmbito da CBD
Para além disso, a  BirdLife afirma que será crucial no processo de descrição das Áreas marinhas Ecologica ou Biologicamente Significativas (Ecologically or Biologically Significant Areas), tendo 150 IBAs marinhas sido já reconhecidas no processo, no âmbito da CBD, para as identificar.

Wedge-tailed shearwater ©BenLascelles
e-Atlas pode também servir como modelo para a realização de inventários de áreas importantes, para a conservação de outros grupos de animais pelágicos como as baleias, as tartarugas e os tubarões.
O Atlas online irá sendo actualizado à medida que forem identificados novos locais e houver novos dados relativamente aos sítios já "catalogados".
Haverá ainda ligação a conteúdos de outros recursos disponibilizados pela BirdLife como as fichas de caracterização das IBAs.
O lançamento do e-Atlas foi o resultado de seis anos esforço conjunto por parte de 40 parceiros da BirdLife e especialistas em conservação das aves marinhas, em colaboração com departamentos de conservação de vários governos e ainda, o secretariado de convenções como a CBD e a Directiva Aves.


Foto: T Martin

The first global inventory of important sites for the conservation of migratory marine species represents a major contribution to marine conservation and will prove to be a vital resource for meeting the Convention on Biological Diversity (CBD) target of protecting 10% of marine and coastal areas by 2020.  It will also be crucial to the process of describing ecologically or biologically significant marine areas (EBSAs) and will have significant input into the siting of offshore energy infrastructure. Read more here

Green Gen
20.10.2012
Creative Commons License
Referências:
Naturlink | Lançado e-Atlas das áreas importantes para a conservação de aves marinhas
BirdLife | Marine conservation e-Atlas marks a breakthrough in sharing data to manage the world’s oceans
BirdLife

2 comments:

Anonymous said...

Very useful for school! I din´t knew it! I will use it with my students!

Thank you for sharing!

Best wishes,

Peter

Green Torrinhas said...

Hi Peter,

Thank you! We are glad to know that our blog is useful for your students.

Hope they will have fun and learn :-)

All the best! Please let us know if you are following us.