Sunday, July 01, 2012

Copenhaga, Capital Verde Europeia 2014





Copenhaga Capital Verde Europeia 2014


Copenhaga, capital da Dinamarca, foi escolhida como a Capital Verde Europeia de 2014. A estrutura de transportes e a meta ambiciosa de redução nas emissões de carbono foram factores importantes que motivaram a escolha.




Bristol, no Reino Unido, Copenhaga, na Dinamarca, e Frankfurt, na Alemanha, forams as três finalistas do concurso destinado a designar a Capital Verde da Europa para 2014. 

A decisão foi conhecida ontem dia 30 Junho em Vitoria-Gasteiz (Espanha) a Capital Verde Europeia 2012. A Captial Verde Europeia 2013 será Nantes (França)



As três finalistas foram propostas por um painel de peritos independentes que avaliou as candidaturas em 12 domínios diferentes: 

Contribuição local para as alterações climáticas globais; Transportes locais; Utilização sustentável dos solos em zonas verdes urbanas; Natureza e biodiversidade; Qualidade do ar ambiente local; Poluição sonora; Produção e gestão de resíduos; Consumo de água; Tratamento das águas residuais; Eco-inovação e emprego sustentável; Gestão ambiental por parte da autoridade local e Desempenho energético.

Desde a criação deste prémio em 2010, já foram distinguidas quatro cidades com o título de Capital Verde da Europa. 

Estocolmo foi a primeira, seguindo-se Hamburgo 2011; a actual detentora do título é Vitoria-Gasteiz (Espanha) e Nantes foi a cidade escolhida como Capital Verde da Europa para 2013.


Vitoria-Gasteiz | Capital Verde Europeia 2012


O júri emitiu o seu veredicto numa cerimónia de entrega de prémios às três cidades finalistas que teve lugar em Vitoria-Gasteiz.

Entretanto, a Comissão Europeia já lançou também o concurso para seleccionar a cidade que será distinguida com o título de "Capital Verde da Europa em 2015". 


Podem candidatar-se ao título de Capital Verde da Europa de 2015 todas as cidades europeias com mais de 200.000 habitantes. 

As candidaturas podem ser apresentadas por via electrónica no site oficial da iniciativa

O prazo de candidatura para o título de 2015 termina a 15 de Outubro de 2012.

Aqui fica o vídeo de apresentação da cidade de Copenhaga, nomeada "Capital Verde da Europa 2014".



Europe is an urban society, with many environmental challenges to face.  The European Commission has long recognised the important role that local authorities play in improving the environment, and their high level of commitment to genuine progress.
The European Green Capital Award has been conceived as an initiative to promote and reward these efforts.
Read more here
Geração 'green'
01.07.2012
Creative Commons License

2 comments:

Anonymous said...

Gostei muito do seu blog , pois contém ótimas informações.
Parabéns !!!

atelierlaurabueno.blogspot.com

Green Torrinhas said...

Muito obrigada pelas suas palavras, 'Laura'.
Foi um prazer receber sua visita.

Lamentamos que tenha comentado como 'Anónimo'. Afinal tem o seu espaço que gostaremos de visitar.

Até breve!