Tuesday, June 08, 2010

Dia Mundial dos Oceanos 2010









Oceano Atlântico, Porto Portugal
créditos: Filipe Navarro


Cobrem dois terços do planeta que é a nossa casa, geram a maior parte do oxigénio que respiramos, são fonte de alimento e de novas moléculas para medicamentos, regulam o clima e são fonte de inspiração para poetas. E precisam cada vez mais de protecção, porque as ameaças vão crescendo em escalada. É isso que hoje está em equação quando se celebra o Dia Mundial dos Oceanos, assinalado no mundo, e em Portugal também, com diversas actividades.




ueen Bess Island
AP/ Gerald Herbert



As ameaças perfazem uma lista longa. É a pesca em excesso, que está a ceifar espécies, são os acidentes, como o do golfo do México agora, cujo impacte ambiental é ainda incalculável, é a poluição não acidental, em resultado das actividades industriais normais da civilização humana, é o dióxido de carbono a mais que as águas oceânicas vão absorvendo, com efeitos negativos a prazo nos crustáceos.

Em 1992 durante a conferência «RIO 92» foi estabelecida a data de 8 de Junho como o Dia dos Oceanos. Em 1994 a comunidade internacional deu um passo importante para a protecção dos oceanos, particularmente através de um decreto oficial da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar. 




Dia Mundial dos Oceanos

Este ano o tema é 'Oceans of Life'! Não deixe de visitar o sítio web World Oceans Day e descobrir todos os eventos a nível mundial. Poderá escolher o que mais lhe agradar!

Impossível não recordar neste dia, o homem que mais fez para desbravar o conhecimento dos oceanos e as suas profundezas: Jacques-Yves Cousteau que completaria 100 anos, este ano.





This year's World Oceans Day event is bigger and better than ever, thanks to the involvement of hundreds of organizations in dozens of countries

The theme 2010 is "Oceans of Life"!

The ongoing environmental, social, and economic disaster in the Gulf of Mexico with the BP oil spill shows how vulnerable the ocean is to human pressures, and also serves as a terrible reminder as to how addicted to oil we are as a society. 

This year, let's all begin to work harder on weaning ourselves from our oil addiction, and make the world a healthier, and safer, place for all of us, including the diversity of animal and plant life in the ocean.


Don't forget! Spread the word!

Geração 'green'

08.06.2010

Creative Commons License

No comments: