Wednesday, May 13, 2009

Ambientalistas percorreram o país!







www.esb.ucp.pt

Cinco dias, cinco cidades, uma missão. No dia 27 de Abril 2009, dois responsáveis do Zoomarine percorreram 600 quilómetros, viajando de Albufeira até ao Porto "a 15 quilómetros por hora", num "Segway", um veículo amigo do ambiente.


Fotografia: flickr


A iniciativa fez parte da 14ª edição das Olimpíadas do Ambiente, que tiveram como objectivo promover a sustentabilidade e a educação ambiental.

"Ajudar os portugueses a conhecer as Olimpíadas do Ambiente e motivar para o envolvimento com as mesmas"

Estas as premissas que motivaram Élio Vicente, director de Ciência e Educação do Zoomarine, e João Neves, chefe do Departamento Educacional, a percorrer o país.

Partiram de Albufeira, e pararam em cinco cidades: Grândola, Coimbra, Almeirim, Oliveira de Azeméis e Porto, a cidade anfitriã da iniciativa.

A conservação de tubarões, tartarugas marinhas e das espécies exóticas, bem como a exaustão dos recursos naturais foram alguns dos temas abordados junto das populações.

Em sessões distribuídas pelas quatro cidades que antecederam a chegada ao Porto, apresentaram documentários e fizeram debates com os jovens. Tudo com o objectivo de promover a "sustentabilidade que é tão urgente no nosso país", como revela Élio Vicente ao JPN.

Questionado pelo JPN acerca das expectativas para o percurso, o responsável revela, em tom de brincadeira, que espera uma "grande dor de costas, uma grande dor de pés e sobretudo uma grande satisfação". "O percurso vai ser feito a 15 quilómetros à hora", acrescenta.

"Sejam participantes, sejam mecenas!"

É este apelo e esta mensagem que o responsável do Zoomarine coloca na bagagem para as Olimpíadas.

fonte: Renata Silva, 24.04.09


Ambientalista em Segway no Porto

www.tvi24.iol.pt

A XIV edição das Olimpíadas do Ambiente decorreu de 1 a 3 de Maio na cidade do Porto.

"O objectivo das OA é incentivar o interesse pela temática ambiental. Pela primeira vez, as OA têm duas novas modalidades de participação: ”Ambiente e Cidadania”, no âmbito da qual os professores foram desafiados a apresentar as acções (com reflexo no Ambiente) que idealizaram e promoveram na comunidade escolar, e “Ambiente e Arte”, na qual as escolas foram desafiadas a criar graficamente a imagem da próxima edição das Olimpíadas do Ambiente (2009-2010)."


Poderás consultar a lista dos vencedores deste ano aqui

O projecto resultou da parceria entre o Instituto INTERVIR MAIS da Universidade Católica Portuguesa, a QUERCUS, associação ambientalista, o parque temático Zoomarine, MotohealthSegway, da Lipor e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.



Olimpíadas do Ambiente
The 14th Environmental Olympic 2009 taked place in Portugal. Two environmentalists from Zoomarine crossed the country by Segway,a friendly vehicle, to motivate young students for Environment.

They left from Albufeira - Algarve, in the south of the country and they crossed four portugueses cities, to stop at Porto, in the north, the hostess city where a lot of activiteas with students from different schools have been realised.

The students and their teachers presented several creative projects to envolve the new generation in environmental causes.

The themes "Environment and Citizenship" and "Environment and Arts" improved new ways to motivate new challenges in the educational world.
The winners are here.

Act green!


Torrinhas Verdes

10.05.2009

Creative Commons License

2 comments:

Leonor C. said...

Olá professora!

É uma óptima iniciativa, pois ajuda o ambiente e aborda temas importantes junto de outras pessoas.

Bjs

GreenNerds said...

Olá Leonor,

É verdade! Uma iniciativa óptima e muito original! Já viste o que é fazer 600Km em Segway :)

São aqueles 'veículos' que vemos serem utilizados pelos seguranças dos grandes centros comerciais para se deslocarem de um lado para o outro?!

Estes dois biólogos tiveram uma ideia brilhante! A adesão das escolas, este ano, foi enorme! E alertou populações de todas as localidades por onde foram passando para os problemas ambientais!

Um beijinho,